A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), coordenou, desde as 14h41 (horas locais) de ontem, 8 de janeiro, o resgate médico de um passageiro com um quadro clínico de crise hipertensa, que já durava há mais de 48 horas.
O homem de 56 anos, de nacionalidade francesa, encontrava-se a bordo do navio mercante “MINERVA KARTERIA”, com bandeira da Grécia, a navegar a 75 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 140 quilómetros, a noroeste da ilha do Faial.
Para a realização do resgate, o navio foi divergido para as proximidades da ilha do Faial. Em coordenação com o Capitão do Porto, foi empenhada uma embarcação da Estação Salva-vidas da Horta que transportou o tripulante em segurança para o porto da Horta. Após ter chegado a terra às 22h37 (horas locais), onde o aguardava uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), o doente foi encaminhado para unidade hospitalar da cidade da Horta.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o CODU-MAR, uma embarcação da Estação Salva-vidas da Horta, uma ambulância do SRPCBA e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
MARINHA/RÁDIOILHÉU