ÚLTIMAS

FAIAL | Quarto ano da Casa da Missão consolida residências artísticas no Capelo

126views

No seu quarto ano de existência, a Casa da Missão, no Capelo, continuou a afirmar-se como um espaço vivo de residências artísticas, acolhendo 27 artistas nacionais e internacionais, entre individuais, duplas e coletivos, que trouxeram novas perspectivas, técnicas e olhares sobre os Açores.

O ano começou com o lançamento do catálogo de artista e a finissage da exposição de André Carreiro Oliveira na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta. André foi o primeiro artista local apoiado pelo projeto “Jovens Artistas Emergentes dos Açores”, abrindo o ano com um olhar atento à produção artística da região.

Em fevereiro, a dupla francesa Sophie Abraham e Antoine Pillette explorou a relação entre história e tecnologia no seu trabalho Eat the Landscape, combinando arquivos históricos com realidade virtual.

Em Março, a Primavera trouxe som e território com a performance musical Circum-Sonoro, criada pelo músico italiano Franco Lapache, apresentada na Vigia da Baleia do Cabeço do Canto, no Capelo. Em maio, a pintora belga Cam Stass produziu um tríptico, instalado nos Faróis da Ribeirinha e da Manhenha, no Faial e no Pico, enquanto em Junho a compositora madeirense Mariana Camacho mergulhou no cancioneiro tradicional açoriano para preparar uma nova criação a solo, que verá a luz em 2026.

Setembro trouxe mais uma vez a celebração do aniversário do Vulcão dos Capelinhos, que organizamos pela 5ª vez, com o evento Baleia-Vulcão: um roteiro cultural pela paisagem vulcânica, que este ano destacou a antiga armação baleeira do Porto do Comprido. A programação uniu história, memória e festa, conectando comunidade, arte e território.  

O grande destaque do ano foi, sem dúvida, a presença do coletivo belga TimeCircus, que esteve em criação durante dois períodos, totalizando uma residência de dois meses. Durante esse tempo, construíram duas obras de grande escala: uma réplica da antiga Vigia da Baleia do Costado da Nau, junto aos Capelinhos, integrada nas comemorações do Aniversário do Vulcão; e o Templo de Inspiração, uma estrutura em madeira, ferro e materiais recuperados, instalada no espaço da AVISTAVULCÃO. Este Templo foi pensado como um espaço de criaçã, um verdadeiro refúgio para artistas em residência explorarem novas ideias e processos.

A primeira artista a utilizar o Templo é a faialense Maria Melo, participante da 2ª edição do programa “Jovens Artistas Emergentes dos Açores”, que iniciou a sua residência a 1 de dezembro e apresentará o resultado da sua criação de pintura a 11 de janeiro de 2026.

Com o Templo da Inspiração como novo epicentro criativo, 2026 promete ser um ano de encontros e revelações na AVISTAVULCÃO.

AV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.