ÚLTIMAS

FAIAL | Presidente do Governo sublinha necessidade de planear antecipadamente necessidades humanas e de infraestruturas

© Governo dos Açores
430views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu hoje a necessidade de se planear com antecipação e “calendarização” as necessidades da Região, nos seus diferentes serviços, no que diz respeito a recursos humanos e infraestruturas ou elementos materiais.

“É meu desejo e deste Governo promover na Saúde, e em tantas outras áreas também, uma cultura de programação e calendarização, no que diz respeito à vida útil de equipamentos, edifícios, os próprios recursos humanos. No fim da linha, a despesa é muito maior. Este é um legado do presente [herdado dos executivos do PS]. Espero que seja uma lição para o futuro”, assinalou.

O governante falava na Horta, na inauguração da Unidade de Saúde da Ilha do Faial, cerimónia tida esta tarde, uma “necessidade de há muito” que motivou as referências de José Manuel Bolieiro à necessidade de atempadamente se preverem necessidades do género – e também de substituição, por exemplo, de máquinas de apoio aos médicos no tratamento de doentes.

“A referência da ação política são as pessoas, as suas necessidades, o seu potencial. É assim que vejo a missão pública de bem servir o nosso povo e a nossa terra”, declarou o governante, acompanhado na sessão pelas governantes com as tutelas da Saúde, Mónica Seidi, e infraestruturas, Berta Cabral.

“Não há governação pública que não possa dar prioridade à saúde do seu povo. Esta é essencial para a felicidade da comunidade e a realização pessoal” de cada açoriano, prosseguiu.

José Manuel Bolieiro defendeu ainda uma “literacia para uma vida saudável” que tem de ter nos profissionais de saúde os “melhores amigos” na sua implementação.

O Presidente do Governo lembrou depois o trabalho feito em prol do “respeito, dignidade e prestígio” dos profissionais de saúde, com melhores “condições de estabilidade” laboral para a prática das suas funções.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.