ÚLTIMAS

FAIAL | Presidente do Governo salienta caráter dos faialenses e evoca 25 anos do sismo de 1998

© Governo dos Açores
620views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, assinalou no domingo os 25 anos do sismo de 1998 que se sentiu em três ilhas dos Açores, com efeitos mais acentuados no Faial, lembrando as oito vítimas mortais, deixando palavras aos seus familiares, e sublinhou o caráter dos faialenses na superação da tragédia.

“Esta foi uma ilha capaz de reagir, contando com a solidariedade de todos”, sublinhou o Presidente do Governo, falando no dia em que passaram 25 anos do grande sismo.

“Cumprimos um quarto de século deste terrífico evento que a todos nos afetou e que infelizmente não se tratou de um ato único, nem primeiro, nem quiçá último” na Região, prosseguiu o governante.

A de 09 de julho de 1998, um terramoto com magnitude de 5,9 na escala de Richter devastou 70% do parque habitacional da ilha do Faial, com destaque para a freguesia da Ribeirinha, onde no domingo se evocou a data.

José Manuel Bolieiro mostrou ainda “reconhecimento” às autoridades de então, reconhecendo que “muito foi feito”, e sublinhando que o que “importa ainda fazer” tem no Governo dos Açores um parceiro, sempre “ao lado das populações”.

“Sim, tantas e quantas vezes é preciso fazer novas todas as coisas”, lembrou, abordando o caráter e a força da Natureza no território açoriano.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.