FAIAL | Presidente da Assembleia Legislativa reclama mais investimento na recuperação do património faialense
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, apelou a um maior investimento na recuperação do património faialense, como forma de preservar e dar a conhecer a essência e a riqueza cultural açoriana às gerações vindouras.
No discurso proferido por ocasião do 40.º aniversário do Grupo Coral da Horta (GCH), que teve lugar sábado à noite, na Sociedade Amor da Pátria, o Presidente do Parlamento açoriano sublinhou que “o Faial tem importantes infraestruturas culturais muito degradadas, ou até esquecidas”, que necessitam urgentemente de apoios para a sua preservação.
“Esta é uma realidade que nos responsabiliza a todos e que importa alterar, sublinhou o Presidente Luís Garcia, referindo-se à necessidade de manutenção e desenvolvimento de edifícios históricos da cidade da Horta, como as Igrejas de São Francisco e do Carmo, a Trinity House, a Casa Manuel de Arriaga ou o Museu da Horta.
Para o Presidente da Assembleia Legislativa, as atividades desenvolvidas por estas instituições são fundamentais para o enriquecimento cultural da comunidade, particularizando o exemplo do Grupo Coral da Horta “pela qualidade que exibe nas suas atuações, e pelo serviço cultural que presta, na divulgação e na preservação da nossa música” há quatro décadas.
Manifestando a sua admiração pessoal pelo trabalho do GCH, o Presidente Luís Garcia deixou o apelo de se envolver e formar cada vez mais jovens nesta vertente musical por forma a dar cada vez mais vida à cultura açoriana.
ALRAA/RÁDIOILHÉU