FAIAL | Plantadas quatro árvores-avenca no Parque da Alagoa numa parceria entre o Município da Horta e a APADIF
A Câmara Municipal da Horta em parceria com a APADIF realizou uma plantação de árvores no Parque da Alagoa.
A iniciativa, integrada no programa da Semana Municipal de Desenvolvimento Sustentável, realizou-se no passado dia 21 de março, assinalando o Dia Mundial da Árvore.
Foram plantadas em conjunto com os utentes da APADIF quatro árvores-avenca (Ginkgo biloba), semelhantes aquelas que têm sido plantadas na Frente Mar.
Refira-se que a árvore-avenca é considerada um fóssil vivo, uma vez que já existia no tempo dos dinossauros, há mais de 200 milhões de anos. É também conhecida por ser um símbolo de paz e longevidade por ter sobrevivido às explosões de bombas atómicas no Japão.
A ação, à semelhança da plantação realizada no mesmo dia na Canada dos arrendamentos, visou a sensibilização para a importância das árvores, uma vez que estas são responsáveis pela redução da quantidade de CO2 na atmosfera, e contribuem assim para a redução do efeito estufa e para a mitigação das alterações climáticas.
Note-se ainda que a referidas plantações foram realizadas de acordo com o Regulamento de Gestão do Arvoredo do Concelho da Horta criado em 2023, que indica os procedimentos a adotar aquando das plantações de árvores, nomeadamente ao nível dos trabalhos preparatórios necessários, da tutoragem, da primeira rega e dos trabalhos acessórios.
CMH/RÁDIOILHÉU