A partir da presença no Faial do premiado realizador de cinema de animação Pedro Serrazina que irá apresentar a sua curta de animação “Os Olhos do Farol” – história duma menina que vive num farol, sozinha com o seu pai faroleiro – organizámos um encontro de histórias em torno da importância do Farol dos Capelinhos para a história da erupção dos Vulcão dos Capelinhos.
No deck do Farol, irão ser projectados 3 videos de Gonçalo Tocha filmados com 3 pessoas que foram, em vários momentos, os Olhos do Farol dos Capelinhos.
Como a Srª Almerinda Machado, residente no Norte Pequeno que, tal qual a menina do filme de Pedro Serrazina, cresceu no Farol dos Capelinhos e viveu toda a sua vida em faróis com o seu pai faroleiro.
Manuel Vargas Tiana, viu nascer este vulcão e todos os dias faz os seus passeios pelo Norte Pequeno com Almerinda, falando da vida antes e depois da erupção. Nas semanas prévias e durante a manhã da erupção, António Medeiros, um filho de faroleiro que deu faroleiro. estava ao serviço no Farol dos Capelinhos. António Medeiros trabalhou em quase todos os faróis dos Açores e com 93 anos, no meio das ruínas do Farol da Ribeirinha descreve, ao detalhe, esse momento que o marcou para sempre.
Estes testemunhos, em forma de homenagem, serão finalizados com a exibição do filme “Os Olhos do Farol” seguido de apresentação do resultado final da oficina de criação de Pedro Serrazina com as crianças das freguesias do Capelo e Praia Norte, devolvendo as memórias às novas gerações.
No final haverá convívio com beberete.
Deck do Farol dos Capelinhos
28 de setembro de 2024
17h30
𝗣𝗿𝗼𝗱𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 : AvistaVulcão: A Casa da Missão em parceria com Amigos do Farol dos Capelinhos
𝗔𝗽𝗼𝗶𝗼 : Freguesia Do Capelo, ATL-Vulcãozinho Casa do Povo do Capelo, Azores Geopark, Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, Império do Norte Pequeno
𝗣𝗮𝘁𝗿𝗼𝗰𝗶𝗻𝗶𝗼: Governo dos Açores, Direção-Geral das Artes
VV/RÁDIOILHÉU