ÚLTIMAS

FAIAL | Obras do Castelo de São Sebastião com solução à vista ao fim de 22 anos

©Hugo Moreira
729views

A deputada do PSD/Açores Salomé Matos afirmou hoje que “o Castelo de São Sebastião, na Baía de Porto Pim, não foi esquecido pelo Governo de Coligação, reconhecendo a necessidade do reforço da proteção da sua zona costeira, enquanto o PS em 22 anos não foi capaz de o fazer”.

Uma medida que se encontra materializada na anteproposta do Plano Anual para 2024 pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), estranhando a parlamentar social-democrata as declarações recentes do PS sobre o processo, “procurando como é hábito, ganhar um protagonismo que não merece”.

Segundo Salomé Matos, “o problema da degradação do Castelo de São Sebastião, é muito anterior ao furacão Lorenzo em 2019. Prova disso é a posição assumida em 2002 pelo governo socialista, que já na época reconhecendo a situação, declinou quaisquer responsabilidades”.

Agora, “surpreendentemente os deputados do PS/Açores eleitos pelo Faial afirmam que a passagem do furação Lorenzo agravou significativamente a infraestrutura daquele monumento, sem o admitirem aquando da identificação dos prejuízos na ilha do Faial efetuadas em 2019, tendo sido grosseiramente esquecido”.

Os dois projetos apresentados para o reforço da orla costeira e recuperação da muralha do Castelo em 2020 pelo governo socialista “não obtiveram consenso e viriam a ser abandonados em resultado da rejeição da opinião pública”, recorda, salientando que “foi este Governo de Coligação que em 2021 decidiu unir os dois projetos, otimizando o processo em virtude da intervenção no Complexo de Infraestruturas do Porto Pim, uma empreitada no âmbito dos prejuízos do Furação Lorenzo”.

Para a parlamentar, “é curioso que os deputados socialistas venham falar do assunto, dois dias após terem tido conhecimento da anteproposta do plano Regional Anual para 2024, numa atitude de má-fé”, sublinha.

“Os governos socialistas nunca incluíram as obras nos orçamentos regionais desde o momento em que se alertou para a degradação da muralha em 2002, e agora vem o PS atirar areia aos olhos dos açorianos em relação a um problema que ele próprio nunca resolveu”, finalizou.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.