Os moinhos da freguesia da Conceição, localizados na zona de cima da lomba, estão abandonados, contribuindo para a degradação daquele património e da oferta turística daquela freguesia e da ilha do Faial. A preocupação foi manifestada pelos vereadores do Partido Socialista na reunião da Câmara Municipal realizada naquela freguesia.
Para João Bettencourt, “este é um dos locais imperdíveis na ilha, uma herança do povo flamengo e que, infelizmente, está ao abandono, quer pelo Governo, quer pelo Município”, considerou.
O responsável socialista lembrou que na época em que o Partido Socialista era governo na Região Autónoma dos Açores foram celebrados protocolos com a Junta de Freguesia da Conceição com vista à manutenção e salvaguarda daquele património, dada a sua importância histórica e turística.
No entanto, “com a mudança de Governo em 2020, e apesar das sucessivas diligências da Junta de Freguesia junto do executivo regional para assegurar a continuidade da manutenção dos moinhos, nenhuma ação foi tomada para intervir”, lamentou João Bettencourt, considerando que a Câmara Municipal “não deveria ser cúmplice do Governo Regional nesta negligência, mas sim envidar esforços e juntar-se à reivindicação das populações locais, pressionando as autoridades responsáveis a cumprir a sua obrigação”.
João Bettencourt considerou “extremamente lamentável e incompreensível que se negligencie um ponto turístico tão importante, especialmente quando o turismo é considerado uma estratégia crucial para o desenvolvimento dos Açores”.
PS/FAIAL/RÁDIOILHÉU