
A Câmara Municipal da Horta realizou, esta quarta-feira, a primeira reunião ordinária do novo mandato autárquico 2025-2029, durante a qual o Presidente Carlos Ferreira anunciou a designação da Vereadora Maria Antónia Dutra como nova Vice-Presidente da autarquia.
Na sequência da nomeação, Maria Antónia Dutra passa a assumir maiores responsabilidades, reforçando assim o papel de liderança e coordenação na gestão municipal, em estreita articulação com o Presidente da Câmara e com toda a Vereação.
No âmbito da reorganização dos pelouros, Maria Antónia Dutra ficará responsável pelas áreas de Administração Geral, Expediente e Arquivo, bem como o Gabinete de Atendimento ao Munícipe.
Continuará a assumir igualmente a coordenação da Divisão de Assuntos Sociais, Educação, Cultura, Desporto, Juventude e Bem-Estar Animal, que abrange as áreas da Cultura, Desporto, Ação Social e Saúde Pública, Educação e Ensino, Juventude, e Serviços Veterinários e Bem-Estar Animal.
O novo executivo camarário conta ainda, a tempo inteiro, com os vereadores Eduardo Pereira e Andy Rodrigues, que assumem responsabilidades em diferentes áreas estruturantes da gestão camarária, garantindo uma distribuição equilibrada e eficiente das competências do município.
O Vereador Eduardo Pereira continuará a ser responsável pelas áreas dos Recursos Humanos, Património, Aprovisionamento, Sustentabilidade Ambiental, Águas, Cemitério, Equipamentos Municipais e Manutenção Urbana, e ficará ainda responsável pela Metrologia, enquanto o Vereador Andy Rodrigues será responsável pelas áreas de Licenciamento de Obras, Urbanismo, Elaboração de Projetos para Obras Municipais, Mobilidade, Licenciamentos e Fiscalização, bem como pela Empresa Municipal.
O Presidente da Câmara Municipal da Horta manterá sob a sua direção direta as áreas de Gestão Financeira, Habitação, Economia, Fundos Estruturais, Proteção Civil, Relações Institucionais, Auditoria, Apoio Jurídico, Contabilidade, Tesouraria, Comunicação, Turismo, Mar e Projeção Atlântica.
Fazem ainda parte da vereação, Inês Sá e Frederico Soares, eleitos pelo Partido Socialista, e Marlene Bettencourt, eleita pela Coligação Juntos Pelo Faial.
A organização da equipa municipal reflete a aposta numa governação de proximidade, atenta às pessoas e aos desafios locais, reforçando a ligação entre a autarquia e a comunidade faialense.
CMH/RÁDIOILHÉU






