FAIAL | Luís Garcia destaca força demonstrada pela população das ilhas afetadas pelo sismo em 1998
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, destacou ontem, na Ribeirinha, a força demonstrada pela população das ilhas afetadas pelo sismo em 1998, considerando-a uma “lição de resiliência” que deve servir de “inspiração para todos”.
Discursando na Sessão Solene Evocativa dos 25 anos do Sismo de 1998, organizada pela Junta de Freguesia da Ribeirinha e pela Câmara Municipal da Horta, o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores lembrou os tempos difíceis que se seguiram, sublinhando que a população, mesmo “perante todas as dificuldades, não perdeu a esperança e continuou de pé”.
“Foi preciso fazer das tripas coração para tentar organizar o caos que se via por todo o lado”, mas “não faltou quem se chegasse à frente para organizar todas estas tarefas”, recordou o Presidente do Parlamento açoriano, salientando que autoridades e civis “trabalharam duramente, lado a lado, dia e noite, para evitar tragédias maiores”.
Numa cerimónia de evocação da tragédia, que fez oito vítimas mortais, o Presidente Luís Garcia expressou “solidariedade para com todas as famílias que perderam entes queridos”, e manifestou publicamente o seu “eterno agradecimento” a todos quantos trabalharam no socorro e ajuda posterior à população daquelas ilhas.
Reconhecendo que o povo açoriano tem uma boa cultura de proteção civil, o Presidente da Assembleia acrescentou que “estes momentos de evocação devem igualmente servir para refletirmos sobre a nossa preparação para enfrentar eventos semelhantes no futuro”.
“É fundamental continuar a investir na educação e na sensibilização para a prevenção de desastres naturais, garantindo que todos os cidadãos estejam preparados e informados sobre como agir em caso de emergência”, afirmou.
ALRAA/RÁDIOILHÉU