AGENDA

FAIAL – História e Património: Formação para Profissionais do Turismo de 22 a 26 de Março.

476views

Datas: 22 a 26 de Março 2021
Local: Casa Manuel de Arriaga
Horários: Grupo A – 9:30-12:30 / Grupo B – 14:00-17:00
Carga horária: 15 horas
Formador: Tiago Simões da Silva
Preço: 15,00€ associados ATSF / 30,00€ não-associados

Organização: Associação de Turismo Sustentável do Faial e Horta Histórica

Apoio: Governo Regional do Açores – Direcção Regional da Cultura, Câmara Municipal da Horta, Museu da Horta e Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.

Informações e inscrições: atsfaial@gmail.com | 960069890

Limite para inscrições: 17 de Março

O Faial tem cinco séculos e meio de História e um vasto Património, ainda pouco conhecido a nível local e pouco aproveitado enquanto atractivo turístico. As condições naturais do seu porto tornaram o Faial, ao longo de séculos, num local de encontro de povos e culturas e marcaram uma identidade assumidamente cosmopolita. Esta centralidade da ilha e em específico da cidade da Horta, proporcionou uma série de acontecimentos e eras de desenvolvimento que foram deixando marcas na cultura local. Hoje vemos que muitos dos povos que estão ligados a esses períodos históricos, são alguns dos nossos principais mercados emissores de turismo, existindo uma oportunidade clara para revitalizar a memória e o património da ilha, criando simultaneamente valor cultural, social e económico.

Esta formação antecede a realização do programa “Faial: Descobrir a História, Pensar o Futuro”, organizado pela Associação de Turismo Sustentável do Faial, em colaboração com a Horta Histórica, que irá decorrer em Outubro e Novembro 2021.

Esta iniciativa insere-se numa estratégia e plano de acção da Associação de Turismo Sustentável do Faial que pretende valorizar as particularidades do património histórico e cultural do Faial, acentuando a singularidade da sua identidade enquanto destino turístico no contexto da região.

Objectivos

Esta formação destina-se a profissionais da área do Turismo e tem como principal objectivo fornecer-lhes conhecimentos gerais sobre o processo histórico dos Açores e, em particular, da ilha do Faial, assim como do património nela existente.

A História da ilha será explorada de uma forma cronológica, desde o povoamento ao século XX, tentando dar uma visão de conjunto sobre os vários períodos e a evolução ao longo do tempo. A abordagem será feita em proximidade com o Património existente, nas suas várias vertentes, explicando, por um lado, a sua importância para a compreensão do passado e do presente e, por outro, o seu potencial para o futuro.

Por fim, tendo em conta o público-alvo, será feita uma reflexão sobre o potencial que alguns dos temas e patrimónios têm, não só a nível da comunidade local, mas também como oportunidade a explorar no âmbito turístico.

A aquisição e partilha de conhecimento e a formação dos profissionais do sector do turismo apresenta-se como um passo essencial na criação de uma nova perspectiva sobre os potenciais da ilha, podendo originar novas dinâmicas internas e o surgimento de projectos e produtos inovadores no contexto local.

Temáticas a abordar

> História:
– O conhecimento da História: fontes e investigação
– Povoamento e ocupação do território
– Nas rotas do Atlântico
– A sociedade do Antigo Regime
– (H)Orta: vila e cidade
– Comunicações e cosmopolitismo

> Património/s:
– Natural
– Arqueológico
– Móvel e Arte Sacra
– Imóvel
– Imaterial

Formador

Tiago Simões da Silva é licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa (2014), onde actualmente é doutorando em História Moderna, com um projecto sobre a sociedade faialense no século XVIII. É investigador do CHAM – Centro de Humanidades (desde 2015). Tem dedicado o seu trabalho a temas relacionados com a História faialense, em particular à divulgação do seu Património, estando nesse âmbito a desenvolver o projecto Horta Histórica desde 2017.

ATSF/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.