AGENDA

FAIAL E PICO | Apresentação do livro ‘Homens Sem Coração’ de Guilherme Piló

613views

A Casa da Missão depois da sua primeira actividade no encontro memorável com a Profª Raquel Soeiro de Brito de regresso à casa da missão científica no Vulcão dos Capelinhos em Setembro de 2021, tem o enorme prazer de apresentar o lançamento dum livro muito especial, HOMENS SEM CORAÇÃO, um relato inédito da vida dum pescador de bacalhau à linha nos mares do Atlântico Norte. escrito por um pescador e notável contador de histórias, o Guilherme Piló Sales, de 79 anos, pescador da costa portuguesa, que estará nas ilhas do Faial e Pico para a apresentação.

Dia 13 de abril (4ªf) às 18:00h
Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, Horta, Faial

Dia 19 de abril (3ªf) às 21:00h
Auditório do Museu dos Baleeiros, Lajes do Pico

A sessão contará com a presença do autor e irão exibir-se alguns excertos da adaptação cinematográfica do livro, realizada por Gonçalo Tocha, e no final da sessão irá oferecer-se uma malga de Chora a todos os presentes – cozinhada pelo mestre Piló – o famoso caldo de caras de bacalhau, tão importante para todos os pescadores de bacalhau à linha.

Apresentação em parceria com a Biblioteca Pública da Horta, Museu do Pico, Fundação Francisco Manuel dos Santos e Companhia das Ilhas, “Homens Sem Coração”, editado em setembro de 2021 pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, constituindo já um dos seus títulos mais vendidos, esta excepcional obra versa sobre a epopeia da pesca à linha do bacalhau no Atlântico Norte, na visão inédita de um de seus pescadores, a partir da própria experiência pessoal – um homem só num dóri. Até hoje, todos os relatos dessa faina, como os portugueses a faziam, tinham sido escritos ou por oficiais ou capitães, nunca por pescadores.

Guilherme Piló Sales nasceu em 1942, na Nazaré, onde até aos cinco anos de idade cresceu no meio dos barcos e das caixas de peixe. Ainda de tenra idade foi com a família para Matosinhos, onde aprendeu a nadar e a pescar na praia. Aos sete anos, mudaram-se para Leça, com os parcos haveres carregados num carro de mão. Aos doze anos, passou a viver em Vila Chã, onde começou a vida no mar, na pesca à faneca e aos congros, com linha de mão e arcos. Foi ao bacalhau pela primeira vez com dezassete anos, em 1960.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.