AGENDA

FAIAL | ‘Descobrir a História, Pensar o Futuro’ de 18 Outubro a 13 Novembro 2021

605views

De 18 de Outubro a 13 de Novembro irá decorrer o “Faial – Descobrir a História, Pensar o Futuro”, um programa de actividades abrangente, relacionadas com a história e o património da ilha do Faial.

Organizado pela Associação de Turismo Sustentável do Faial e pela Horta Histórica, esta iniciativa integra conferências e debates, cursos de história local, workshops, visitas guiadas e actividades com escolas.
Ao longo de 4 semanas irão ser exploradas 5 temas principais: património, arte sacra, arqueologia, paisagem e cosmpolitismo. Na primeira semana irá decorrer o “Curso de História e Património da Ilha do Faial”, aberto à população, orientado por Tiago Simões da Silva. A abertura oficial do programa será no dia 21 de Outubro, às 18:00, na Igreja do Carmo, com a conferência/debate “Valorização do Património: oportunidades e estratégias”, que conta com a participação de Isabel Soares de Albergaria, Nuno Ribeiro Lopes, Alexandra Gesta e Francisco Ribeiro.

Pretende-se que este programa, que integra 14 actividades, seja um acontecimento plural e dinâmico, que proporciona aos cidadãos oportunidades para aprofundar o conhecimento sobre história e o património do Faial e dos Açores, e onde a sociedade civil encontra espaço para o debate aberto e para a troca de ideias sobre o papel destes elementos na sociedade contemporânea e na criação de estratégias de desenvolvimento local.

O programa completo poderá ser consultado nas páginas de Facebook da Associação de Turismo Sustentável do Faial e da Horta Histórica.

Organização: Associação de Turismo Sustentável do Faial e Horta Histórica

Apoio: Governo Regional do Açores – Direcção Regional da Cultura, Câmara Municipal da Horta

Parceiros: Museu da Horta, Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, Museu de Arte Sacra da Horta e ACROARTE

Informações e inscrições: atsfaial@gmail.com | 960069890

ATSF/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.