ÚLTIMAS

FAIAL | Beneficiação do Caminho Rural do Salão vai apoiar lavoura mas também turismo e lazer, sublinha António Ventura

210views

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, que presidiu hoje à inauguração da Fase II do Caminho Rural do Salão, no Faial, sublinhou que esta obra vai apoiar a lavoura local, mas também o turismo e o lazer.

“Esta intervenção permite, para além da melhoria das acessibilidades às explorações agropecuárias, um benefício direto como via turística e via para as localidades locais para lazer. Estamos assim, a falar de um caminho multiusos. Aliás, os caminhos florestais, rurais e agrícolas são cada vez mais caminhos com uso turístico e de lazer”, sustentou.

Em causa está uma repavimentação de 1.383 metros, com um investimento de 117 mil euros, que beneficia 23 explorações agrícolas, numa intervenção direta da responsabilidade da Direção dos Recursos Florestais.

O Governo dos Açores, lembra António Ventura, constituiu o ano passado um grupo de trabalho para rever o Estatuto das Vias Terrestres, com o fim de melhor definir a titularidade e a sua manutenção.

“Esta é uma revisão que será materializada em proposta ao Parlamento Regional. Trata-se também de melhor clarificar as responsabilidades ao nível do poder regional e local”, disse.

A agropecuária no Faial está, “como em toda a Região, num registo de sucesso nos seus resultados”, acrescentou o Secretário Regional.

“No Faial, em particular a produção de leite de vaca está a aumentar, o que era necessário para a viabilização da cooperativa láctea e dos seus produtos”, numa valorização resultante de uma estratégia conjunta entre o Governo dos Açores e a Cooperativa de Lacticínios do Faial.

“Outra área de sucesso agroprodutiva no Faial é a produção de produtos biológicos, tendo a área em modo de produção biológica crescido em cerca de 69% comparativamente a 2020 e o número de produtores em cerca de 85% relativamente ao mesmo ano”, concretizou.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.