REGIONAL

FAIAL | Apreensão de 59 quilos de Alfonsim

298views

O Comando Territorial dos Açores, através da Secção Naval do Destacamento Territorial da Horta, no dia 6 de dezembro, apreendeu 59 quilos de Alfonsim, Beryx splendens, no porto de pesca da Horta.

No decorrer de uma fiscalização a uma embarcação no porto de pesca, foi possível verificar a existência de pescado fresco da espécie Alfonsim, dissimulado no interior do porão, sendo que a sua captura se encontra proibida, de forma a manter a sustentabilidade da espécie.

No decorrer da ação policial foram apreendidos os 59 quilos de Alfonsim e identificado o mestre da embarcação, um homem de 44 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, que pode ser punido com coima até 37.500 euros. Os factos foram comunicados à Inspeção Regional das Pescas (IRP) e o pescado apreendido foi entregue a uma instituição de solidariedade social local.

Esta ação contou com a colaboração da Inspeção Regional das Pescas (IRP).

A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se, simultaneamente, assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.

CT/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.