AGENDA

FAIAL | Agenda. ‘É um vulcão p’ra América’, na Casa da Missão

1.3kviews

1 OUTUBRO – DOMINGO 16h
CASA DA MISSÃO
(Rua do Canto 44, Capelo, Faial)


Pelo terceiro ano consecutivo a AvistaVulcão celebra o aniversário do Vulcão dos Capelinhos da Casa da Missão, este ano tendo como tema a América. Assinalam-se os 65 anos do Azorean Refugee Act e consequente vaga de imigração açoriana para os EUA, a última da época contemporânea. O ciclo ´”É um Vulcão p´ra América” consiste numa residência artística, uma exposição e um encontro popular com apresentação do resultado da residência e debate moderado pelo Prof Onésimo Teotónio de Almeida.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA: AMÉRICA-AÇORES

Bronte Stahl, é um jovem realizador de cinema norte-americano, natural do estado de Rhode Island, da Costa Leste, onde cresceu perto da comunidade açoriana.. A presença constante de açorianos criou-lhe um permanente fascínio por esta comunidade e pelos seus traços identitários. A premissa da residência de Bronte Stahl nos Capelinhos, entre 18 de Setembro e 01 de Outubro, é a de trabalhar as imagens da diáspora açoriana nos EUA, agora vista pelos olhos dum artista americano nativo. Na residência irá trabalhar imagens filmardes em 2023 no estado de Rhode Island, recuperar e editar arquivos visuais norte-americanos dos anos 60 e 70, alguns deles inéditos,, e filmar no Faial e Pico durante a sua residência, A residencia de Bronte é financiada pela FLAD e pela Directo Regional das Comunidades

Bronte Stahl (1993) é um cineasta de Westerly, RI, EUA. Formou-se no programa de mestrado itinerante europeu programa de mestrado itinerante europeu DocNomads e é um ex-aluno do Flaherty Seminar Fellowship, IDFA Project Space, Eurodoc e Points North Institute. Os filmes que realiza, incluindo Puiet (2022), Terril (2019) e Lungs (2017), estrearam em festivais como a Semana da Crítica de Veneza (Melhor Curta-Metragem), Roterdão e DocLisboa, respetivamente. Como produtor, sente-se compelido a elevar as vozes internacionais emergentes no cinema de não-ficção. Este trabalho tem sido apoiado pelo Sundance Documentary Fund, DocSociety US, British Film Institute, e LEF Foundation, entre outros. Atualmente, tem uma bolsa Fulbright para a Roménia na área do cinema.

ENCONTRO POPULAR

O resultado final da residência será apresentado publicamente num encontro popular no dia 1 de Outubro às 16h, contando também com a presença e os testemunhos dos habitantes que emigraram para a América na altura da erupção do vulcão dos Capelinhos 1957/1958 e que mais tarde regressaram aos Açores. A moderação da conversa será feita pelo professor Onésimo Teotónio de Almeida, que assim estabelecerá a ponte histórica, entre as pessoas e as estórias.

Onésimo Teotónio Almeida nasceu em 1946, nos Açores. Licenciado pela Universidade Católica Portuguesa, doutorou-se em Filosofia na Brown, uma das mais prestigiadas universidades norte-americanas. Radicado nos Estados Unidos da América desde 1972, Onésimo Teotónio Almeida foi professor da universidade onde se doutorou, no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros que ajudou a fundar e dirigiu.
Académico, ensaísta, autor de contos e crónicas, Onésimo Teotónio Almeida cultiva e vive, através da escrita e da sua atividade de divulgação e de investigação, a teia que estabeleceu entre as suas raízes nos Açores, a comunidade portuguesa emigrada nos EUA, a vida académica, Portugal e o mundo. É autor de várias obras e de mais de duas centenas de ensaios publicados em Portugal, EUA, Brasil, França e Inglaterra.

CICLO EXPOSITIVO
“O BARRIL DA AMÉRICA”
Objectos e memórias familiares
27 Set. a 27 de Out.


CASA DE ARTESANATO DO CAPELO


Como complemento ao ciclo teremos uma exposição na Casa de Artesanato do Capelo constituído por objectos dos tempos da emigração para os EUA,, como sejam barris, fotografias, roupa, louça, vistos de emigração, etc, cedido pelos habitantes do Faial. Esta pequena exposição faz uma homenagem às emoções desses tempos, que ainda pautam o dia a dia destas ilhas, quer seja nos objectos da América que temos em casa, quer seja no regresso dos nossos amigos e familiares americanos durante o verão.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.