A deputada do PSD/Açores Salomé Matos saúda o Presidente do Governo Regional pelo “compromisso cumprido” de comparticipar a elaboração do projeto de execução de ampliação da pista do Aeroporto da Horta.
Para a parlamentar social-democrata, “é o culminar de um processo liderado pelo Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, ao assumir publicamente o compromisso, inscrevendo pela primeira vez verbas no Orçamento Regional no valor de 800 mil euros”.
Salomé Matos destaca que “os faialenses obtiveram, desde a primeira hora, da parte do Governo da Coligação uma visão diferente na abordagem desta reivindicação, com o atual Executivo a manifestar publicamente disponibilidade para comparticipar o projeto até 40%, sendo que a obra é da inteira responsabilidade do Governo da República”.
A deputada eleita pelo Faial entende que “a ampliação da pista do Aeroporto da Horta constitui um investimento de coesão regional que garante a melhoria das acessibilidades, o incremento da mobilidade dos residentes e fomenta o turismo e a exportação de produtos locais, geradores de riqueza e emprego na ilha”.
A parlamentar social-democrata aponta que “esta visão a favor do Faial contrasta com a atitude do anterior governo do Partido Socialista, que sempre repudiou a ideia de colaborar neste investimento, sendo o PS responsável por duas décadas de ilusões, adiamentos e impasses”.
Salomé Matos lembra que “a ampliação da pista do Aeroporto da Horta foi uma promessa repetida até exaustão pelo PS e que nunca foi cumprida”.
“É uma reivindicação legítima dos faialenses, bem como uma condição de desenvolvimento do Faial e do arquipélago. Por ação direta do Presidente José Manuel Bolieiro, é dado um passo importante que vai ao encontro de uma aspiração do Faial”, conclui.
Esta semana, o Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, e a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, assinaram um contrato de cooperação financeira com o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, visando a transferência de verbas para o Município durante o ano de 2023.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU