EUA | Luso-Americano estabelece bolsa para apoiar estudantes que liguem o mundo empresarial aos estudos portugueses
Ao longo da sua infância e juventude o luso-descendente Randy Ataíde interessou-se pela agricultura, cavalos e gado, o que evoluiu para uma paixão pela liderança empresarial, pela aprendizagem ao longo da vida e pelo ensino da próxima geração de executivos. Atualmente, vive em San Antonio, Texas, com a sua mulher Ruth e é Presidente da Friends of Portugal, investindo em estudantes e empresários. Ataíde disse que os seus avós vieram de Portugal para os Estados Unidos sem nada, mas através do seu trabalho árduo e tenacidade tornaram-se prósperos apesar das barreiras que enfrentaram. Ele adora estudar a história portuguesa, questões atuais, economia, negócios, cultura e vinhos. Extremamente orgulhoso da sua herança, Ataíde criou o primeiro fundo de bolsas de estudo através do Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI) na Universidade do Estado da Califórnia em Fresno.
“A bolsa de estudo destina-se simplesmente a chamar um pouco a atenção para os portugueses como um povo que está no Vale há muitos, muitos anos”, disse Ataíde. “É também uma homenagem aos meus avós, aos meus pais e à minha família que passaram do nada à prosperidade no Vale de São Joaquim.”
A bolsa de estudos financiará os alunos matriculados em Estudos Portugueses, com preferência para aqueles que se formem na Craig School of Business ou Agricultural Business.
“Foi uma forma de ligar o passado, o presente e o futuro, ajudando uma nova geração de portugueses a concentrar-se no desenvolvimento de negócios, no empreendedorismo e na capacitação económica”, disse Ataíde. “Por isso, procuramos pessoas que tenham um interesse real nos negócios e na criação de empresas – e especialmente aquelas que querem ficar no Vale e criar empresas.”
Nascido em Fresno, os pais de Ataíde mudaram-se para Clovis na década de 1960. Criado num rancho de cavalos, concluiu o liceu de Clovis e candidatou-se de imediato à Fresno State. “Não era um bom aluno. Não gosto de dizer isto, mas mal consegui concluir os estudos secundários”, disse Ataíde. “A Fresno State recusou-me como estudante.”
Depois de se reformar da universidade em 2015, Ataíde encontrou novos caminhos para a sua paixão. Ele agora gosta de passar tempo com seus netos e investir. Além disso, é Presidente da Friends of Portugal, uma organização sem fins lucrativos sediada na Califórnia, dedicada a promover o desenvolvimento económico e o empreendedorismo em Portugal, com o objetivo de reter jovens talentos e evitar uma maior emigração do país. É consultor de empresas e investidor e fala frequentemente sobre empreendedorismo e liderança durante as suas muitas viagens a Portugal.
Ao refletir sobre a razão pela qual retribui através da bolsa, Ataíde recordou a bondade e a graciosidade do corpo docente do Departamento de Comunicação da Universidade de Fresno quando era estudante.
“Sinto que é uma forma de retribuir. O impacto de pessoas como John Cagle, Dave Natharius, Vince Bloom e George Diestel. Todas estas pessoas ligadas ao Fresno State, há 40 anos, investiram tempo e dinheiro em mim. Agora aos 65 anos, é a minha vez.” Ataíde disse que espera que os bolseiros sintam que fazem parte de uma comunidade portuguesa que no Vale está cada vez mais próspera.
“A minha mulher e eu decidimos, quando eu estava a chegar aos 50 anos, que íamos aproveitar o tempo que Deus nos desse para tentar fazer algo diferente”, disse Ataíde. “É uma questão de como podemos criar comunidades melhores. E, para mim, a resposta passa por um sistema económico e de geração de riqueza mais estável, e isso passa pelo empreendedorismo.”
No ano de 1976, o Fresno City College estava tão cheio que era difícil ter aulas, por isso Ataíde alistou-se na Marinha dos EUA e foi destacado para o estrangeiro. No dia em que foi dispensado, em julho de 1980, casou com a sua mulher, Ruth. Quando voltaram para Fresno, ele trabalhou com o escritório de Assuntos de Veteranos na Fresno State e conseguiu matricular-dr com o G.I. Bill – im programa do governo americano para ajudar quem tenha feito o serviço militar. Apenas dois anos mais tarde, formou-se magna cum laude com uma licenciatura em Comunicação.
“Cresci muito na Marinha”, disse-nos. “Sou uma espécie de testemunho de alguém que tem de crescer antes de estar pronto para enfrentar um curso universitário.”
Não tinha planeado formar-se em comunicação oral, mas durante o seu primeiro semestre conheceu o professor de comunicação Richard Ullmann. Ataíde atribui a Ullmann e aos outros professores do Departamento de Comunicação o mérito de terem feito com que ele, um veterano na sombra da era do Vietname, fosse bem-vindo e aceite. Ataíde também atribui o mérito ao seu orientador, Dr. Vince Blum, que teve um impacto duradouro sobre ele.
Depois da Fresno State, Ataíde inscreveu-se na Fresno Pacific University para fazer o mestrado em Teologia e na San Joaquin College of Law para obter o doutoramento em Direito.
“Eu enchia máquinas de refrigerantes e de doces – tinha um negócio de máquinas de venda automática em Fresno. Depois fui para o seminário durante o dia e para a Faculdade de Direito à noite”, disse Ataíde. “Mas não consegui terminar os dois cursos ao mesmo tempo.”
Deixou o seminário para se dedicar ao curso de Direito enquanto continuava a trabalhar. Depois de concluir o curso e passar no exame da Ordem, Ataíde desenvolveu a sua carreira na rica indústria agrícola do Vale. Em 1994, co-fundou e foi Diretor Executivo da Mountain View Fruit Sales e da Mountain View Cold Storage em Dinuba e Reedley.
Enquanto Diretor Executivo, regressou a Fresno Pacific após 20 anos de vida empresarial para terminar o que tinha começado e obteve o seu Mestrado em Teologia. “Sempre me senti incomodado com isso. Não tinha terminado o curso na Fresno Pacific e queria terminá-lo”, disse Ataíde.
Ao mesmo tempo, queria alargar a sua visão do mundo e começou a procurar universidades na Costa Leste para aprofundar os seus estudos. Depois de fazer algumas perguntas, encontrou o “Owners President Program” na Harvard Business School, concebido especificamente para CEOs e proprietários de empresas. De 2004 a 2006, frequentou Harvard durante um mês por ano. “Foi realmente transformador e ligou-me mais à Europa, a África e a outros lugares, e não apenas ao Oeste dos Estados Unidos e ao Pacífico.”
Embora a combinação de discurso, direito, teologia e negócios possa parecer estranha, Ataíde salienta que lhe proporcionaram uma educação clássica em artes liberais. “Se olharmos para as pessoas, líderes empresariais, há 100-150 anos, isso era bastante comum. Uma formação clássica em artes liberais do século XIX e do início do século XX. Atualmente, toda a gente se especializa. Eu queria ser mais generalista”.
Após terminar o programa em Harvard, Ataíde começou a sua segunda carreira – professor de Empreendedorismo na Fermanian School of Business da Point Loma Nazarene University em San Diego.
Como professor, Ataíde lecionou gestão, negociações, estratégia e vários cursos relacionados, tanto para alunos de MBA como de licenciatura. Também desempenhou um papel importante na liderança de um instituto de consultoria económica na Universidade. Lecionou vários cursos a estudantes de pós-graduação em gestão, incluindo estratégia de negociação, criação de valor e empreendedorismo. Também publicou extensivamente em muitos jornais, livros, revistas e outras publicações com revisão por pares. Ataíde é um orador e comentador frequente em vários tópicos económicos e empresariais, incluindo bio mimética, inovação, defesa nacional, agricultura, estratégia competitiva e empreendedorismo.
Para Diniz Borges, fundador e diretor do Instituto PBBI, este novo programa de apoio aos alunos com bolsas de estudo, ligando as várias disciplinas aos estudos portugueses é muito importante, porque assim futuros doadores podem oferecer donativos para bolsas em áreas que lhes são importantes, mas, simultaneamente, dar apoio aos que fazem cursos nos estudos portugueses, acrescentando: estamos externamente gratos a casal Randy e Ruth Ataíde por este importante contributo.”
Noticia a partir de uma peça em inglês feita pelo departamento de comunicação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade do Estado da Califórnia em Fresno.