REGIONAL

ESTRATÉGIA DA EDUCAÇÃO | Postura construtiva do PSD/Açores contrasta com ausência do Partido Socialista, destaca Délia Melo

210views

 
A deputada do PSD/Açores Délia Melo destacou hoje a postura “construtiva e proponente” do seu grupo parlamentar na elaboração da Estratégia da Educação para a Década, “em contraste com os deputados do PS, que hoje se demitiram das suas responsabilidades, não comparecendo ao encontro agendado”, disse.
 
A social-democrata falava após uma reunião com a Secretária Regional da Educação, “precisamente um ponto de partida para esta reflexão do setor educativo nos Açores, e para definir prioridades de intervenção’. É algo inédito e que louvamos, ter um Governo disponível para falar com todos os partidos para, em conjunto, traçar o melhor caminho para a Região”, referiu.
 
“Lamentavelmente, o grupo parlamentar do PS não se disponibilizou para o efeito, estando ausente destes encontros, até porque o Partido Socialista tem grandes responsabilidades nesta matéria e no estado da Educação nos Açores. Mas nós estamos cá, trazemos ideias e propostas concretas”, disse Delia Melo.
 
Uma das prioridades trazidas pelo PSD/Açores tem a ver com “a atratividade que se pretende para a carreira docente nas nossas ilhas”, adiantou Délia Melo, frisando que “isso só se consegue através da melhoria dos rendimentos dos professores, da progressão mais rápida das sus carreiras ou de incentivos à fixação de pessoal docente”.
 
“Assim como com a correção de situações como a restituição dos três anos que foram retirados aos professores na transição de carreiras, além da equiparação dos horários dos docentes do 1º Ciclo”, acrescentou a parlamentar.
 
“São reivindicações já antigas dos docentes, que consideramos muito justas e pertinentes”, considerou Délia Melo, para quem “é também preciso melhorar a qualidade das aprendizagens, e isso faz-se com um programa de formação contínua dos professores e integrando a tecnologia no dia-a-dia, como instrumento de ensino”.
 
“Mas passa igualmente pela flexibilidade curricular, adaptada ao meio e às características demográficas e sociais da escola, e levando também o ensino artístico a todas as ilhas da Região”, sublinhou a deputada do PSD/Açores.
 
“Temos, de facto, um grande desafio pela frente”, afirmou Délia Melo, lembrando ainda que o setor da Educação precisa de meios logísticos e operativos adequados: “os quadros têm de prever as dotações necessárias para os assistentes operacionais e técnicos, sendo que é essencial a estabilidade laboral e a qualificação dos recursos”.
 
A concluir, a social-democrata relembrou que, “em termos de instalações, precisamos de investimentos na manutenção do parque escolar e mesmo na construção de novas instalações”.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.