A Autoridade de Saúde Regional esclarece que, contrariamente à notícia transmitida hoje no Telejornal da RTP Açores, não existe falta de testes de rastreio à infeção pelo coronavírus SASR-CoV-2, que causa a doença COVID-19, nas ilhas do Pico e São Jorge.
Conforme já tem sido transmitido, a Região Autónoma dos Açores apresenta atualmente plena capacidade de análise e diagnóstico laboratorial para fazer face ao surto de COVID-19.
O Serviço Regional de Saúde tem uma capacidade instalada de despiste do novo coronavírus, através do Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e da Unidade de Genética e Patologias Moleculares do Hospital do Divino Espírito Santo, de 200 testes diários, que deverá ascender, a curto prazo, a 500 testes diários.
Mais informa que é boa prática o alargamento do período de quarentena nas situações em que o contexto epidemiológico, isto é, a existência de contacto próximo com casos confirmados de infeção, assim o aconselhe.
A realização de testes laboratoriais para a infeção pelo novo coronavírus assenta no cumprimento de rigorosos critérios clínicos e epidemiológicos, tendo por base a mais recente evidência científica e as orientações e recomendações da Organização Mundial da Saúde.
GaCS/SRS