TERRA NOVA, publicado originalmente em inglês com o título “Barnacle Love”, é o livro de estreia de Anthony de Sá. Nesta obra, o autor surpreende o leitor anglófono pela novidade da temática – o percurso de vida de um imigrante açoriano, até essa data ignorado e desconhecido na literatura publicada em língua inglesa, no Canadá.
Na narrativa, descreve os sonhos, vivências e as desilusões de Manuel, um jovem micaelense que chega ao Canadá como tripulante duma frota bacalhoeira. Determinado a tentar mudar a sua vida de pobreza nos Açores, Manuel atreve-se a ficar ilegalmente no país, e vai sofrer duramente as consequências dessa decisão. A vida em Toronto com a família, cidade com grande número de imigrantes predominantemente açorianos, não traz a Manuel o sucesso, a felicidade e a integração idealizados.
Outros tópicos relevantes são abordados no romance – alcoolismo, violência, abuso sexual, trabalho precário para imigrantes sem estudos, influência da religião católica, hábitos da família e comunidade portuguesas e a baixa condição social dos primeiros imigrantes portugueses.
António, filho de Manuel, nascido no novo país, surge como a promessa de integração na sociedade a que o seu pai não conseguiu pertencer, apesar de seu grande empenho. Observador, sensível e inteligente esta personagem emerge como um símbolo de esperança e redenção pelos sacrifícios do pai.
“Barnacle Love” foi publicado em 2008, pela editora DoubleDay Canada e a tradução “Terra Nova”, pela Editora Dom Quixote em 2009.
Anthony de Sá, escritor premiado e reconhecido no meio literário canadiano, e que vive em Toronto, com a mulher e três filhos, publicou também Kicking the Sky (2013) e Children of the Moon (2019), ainda não traduzidos para a nossa língua.
Manuela Marujo
Professora Emérita
Universidade de Toronto-Canadá
Segmento Olhos nos Livros do Instituto PBBI da Universidade Estadual da Califórnia em Fresno