DIÁSPORA

DIÁSPORA | SATA-Azores Airlines assina protocolo com Instituto PBBI na Califórnia

916views

Na sua recente visita ao estado da Califórnia, a presidente da SATA-Azores Airlines, Teresa Gonçalves, assinou um protocolo com o Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI) da Universidade do Estado da Califórnia em Fresno, fundado e dirigido por Diniz Borges. O protocolo permitirá que cinco alunos desta universidade possam fazer estágios nos Açores, com a parceria da SATA e outras entidades. Para Teresa Gonçalves, este é uma forma de SATA-Azores Airlines contribuir para a fortalecimento das relações entre os Açores e a Diáspora, através do mundo do ensino e da pesquisa. Saúl Jimenez-Sandoval, reitor da universidade que é fluente em português, adiantou na reunião com a presidente, e a comitiva da SATA-Azores Airlines que: “este protocolo vai abrir novas potencialidades para a cooperação entre os alunos desta universidade e os Açores. É um magnífico contributo para a diáspora açoriana na Califórnia.” Para além de fortalecer os estágios que os alunos da universidade do estado da Califórnia em Fresno fazem com a faculdade das ciências agrárias da Universidade dos Açores, com o apoio da Câmara Municipal de Angra, este novo protocolo permitirá ainda outras possibilidades, entre elas o estágio de um aluno das ciências sociais, num município dos Açores, ou mesmo numa direção do governo regional. A Presidente da Faculdade das Ciências Sociais, também presente num almoço com a delegação da SATA-Azores Airlines, adiantou que há muito interesse pela parte dos alunos interessados no serviço público em estagiarem nos Açores e conhecerem a realidade do serviço público açoriano.


A delegação da SATA-Azores Airlines, presidida pela presidente Teresa Gonçalves, esteve 5 dias na Califórnia, e na universidade do estado da Califórnia em Fresno, conheceu vários administradores, professores e presidentes de faculdades, assim como o Reitor Saúl Jimenez Sandoval, o qual tem um doutoramento em Português e Espanhol, é fluente em português, conhece os Açores e comprometeu-se a trabalhar no sentido de termos um maior estreitamento entre os Açores e a Fresno State. Na reunião com Teresa Gonçalves afirmou perentoriamente: “adoro os Açores e gostaria muito de ver um maior intercâmbio entre os Açores e esta universidade. Vejo os Açores com muita potencialidade, e há que dar a conhecer essa potencialidade aos nossos alunos, corpo docente, e comunidade em geral.”


Para Diniz Borges, diretor do PBBI, a presença da SATA-Azores Airlines na Universidade do Estado da Califórnia em Fresno foi importante e trará um novo manancial de oportunidades para os alunos em ambos os lados do Atlântico. Alcidia Freitas Gomes, emigrante da ilha das Flores que dirige o programa de intercâmbio na faculdade das ciências agrárias, assim como o Presidente da Faculdade, também presente na reunião/almoço, Rollston St. Hillaire, mostraram-se extremamente gratos por esta parceria com a SATA.

A visita da SATA-Azores Airlines ao estado da Califórnia foi coordenada pelo representante da companhia neste estado Zeto Carvalho, cuja dedicação à SATA e à diáspora têm sido atributos verdadeiramente louváveis e reconhecidos pela nossa diáspora açoriana na Califórnia.


A Universidade do Estado da Califórnia em Fresno foi fundada em 1911, tornou-se uma faculdade de professores em 1921 e oferece cursos avançados desde 1949. A alcunha popular da universidade é “Fresno State”. É um dos 23 campus da Universidade do Estado da Califórnia (CSU System), um dos maiores sistemas de ensino superior do mundo, com cerca de meio milhão de alunos. Na Universidade em Fresno estão matriculados 25.300 alunos. Com um corpo docente composto por 1285 professores e leitores, a universidade é acreditada pelo Conselho de Educação da Califórnia e pela Associação Ocidental de Escolas e Faculdades. Tem 26 programas departamentais acreditados a nível nacional, entre o maior número no sistema CSU na Califórnia.


O campus principal contém 388 acres da Fresno State e a faculdade de ciências agrárias contém 1.011 acres, localizados na extremidade nordeste de Fresno, Califórnia, não muito longe da majestosa Sierra Nevada. A cidade de Fresno, no centro da Califórnia, está localizada aos pés da majestosa cadeia de montanhas de Sierra Nevada. O Vale de San Joaquim circundante é uma das áreas agrícolas mais ricas do mundo, e Fresno é a quinta maior cidade da Califórnia e a décima cidade mais multiétnica nos EUA. A universidade fica a uma hora de carro das montanhas e de vários lagos e parques nacionais (Yosemite e Sequoias) e a menos de quatro horas de carro de Los Angeles e São Francisco. As faculdades académicas são: a Jordan de Ciências Agrárias e Tecnologia; Artes e Humanidades; Craig School of Business; Escola Kremen de Educação e Desenvolvimento Humano; Lyles College de Engenharia Civil e Arquitetura; Ciências Sociais; Saúde e Serviços Humanos e Ciências e Matemáticas. Assim como um programa completo de Estudos de pós-graduação e de Educação contínua e global, com um magnífico programa de estudos internacionais. Mais de 70% dos alunos que frequentam esta universidade são os primeiros na sua família a conseguirem um curso universitário e cerca de 80% dos alunos que concluem uma licenciatura ou mestrado ficam no na zona de Fresno e centro do Vale de São Joaquim, contribuindo imenso para o crescimento económico e cultural desta zona.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.