DIÁSPORAÚLTIMAS

DIÁSPORA | Presidente da Assembleia apela ao reforço da cooperação entre os  Açores e os Estados Unidos da América

342views

O Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, recebeu hoje, na Horta, a  Ministra-Conselheira da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, Rebecca  Neff, a quem apelou à “união de esforços” com vista ao “reforço da cooperação entre os Açores  e os Estados Unidos da América, seja no plano económico, cultural ou científico”. 

Durante a audiência de apresentação de cumprimentos, foi abordado o histórico relacionamento  luso-americano, tendo o Presidente Luís Garcia sublinhado a necessidade de “potenciar o papel  da Diáspora açoriana” nesse relacionamento, “com benefícios para os dois países”. 

Esteve também em cima da mesa “a descontaminação dos solos e aquíferos da Praia da Vitória”,  tendo o Presidente do Parlamento dos Açores realçado a importância de “ser um processo  transparente e eficiente, abrangente e gerador de confiança”, sobretudo para a população local. 

O Presidente Luís Garcia aproveitou ainda a receção à Ministra-Conselheira da Embaixada dos  Estados Unidos para sublinhar a mais-valia que representa “a posição geostratégica dos Açores” e “a presença da Base das Lajes” para “a defesa e segurança do mundo, como mais uma vez  ficou demonstrado com a Guerra da Ucrânia”. 

A seguir à audiência de apresentação de cumprimentos, a Ministra-Conselheira, que se fez  acompanhar pela Cônsul dos Estados Unidos nos Açores, Margaret Campbell, teve a oportunidade de visitar o Plenário da ALRAA e fazer uma visita guiada à Cedars House e  respetivos jardins, outrora pertença dos Dabney, a família americana que mais contribuiu para  o desenvolvimento da ilha do Faial e para a projeção dos produtos dos Açores no comércio  marítimo internacional. 

ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.