DIÁSPORA

DIÁSPORA | Livros da Néveda constroem ponte entre Açores e Colônia do Sacramento

860views

Não se pode falar de educação sem amor – é a frase de Paulo Freire, pintada num azulejo, na parede de uma das escolas que Terry Costa levou a personagem e livros da Néveda. 

As cidades de Montevidéu, San Carlos e Colônia do Sacramento, no Uruguai, receberam apresentações dos livros ilustrados pela editora açoriana Néveda Ent. Escolas abraçaram as edições bilingue de “Néveda nos Açores” e “Néveda nas Américas” que agora fazem parte do programa da primária na cidade de Colônia. Professoras expressaram a satisfação de terem uma atrativa ferramenta para as aulas de português e inglês, além de recorrerem aos livros em espanhol para a hora de conto com os mais pequenos.

“Amor é o que significa este projeto, admite o autor Terry Costa. “Desde a criação da personagem da Néveda, à sua ilustração por Vera Bettencourt, à publicação dos livros, e agora sua promoção pelo mundo; tem sido uma viagem de muito amor, que muito me satisfaz quando é abraçada com carinho pelas crianças e também pelos educadores.” 

Vários professores nos Açores já usam a Néveda nas suas aulas, mas com esta viagem à América do Sul, Terry Costa confirmou um dos objetivos do projeto, “não interessa se são portugueses, ou alunos de português, a Néveda ultrapassa as barreiras culturais, é um projeto do mundo, e pretendemos apoiar mais edições em línguas diferentes.”

A cidade de Colônia do Sacramento foi fundada por portugueses em 1680. No livro “Néveda nas Américas” Terry Costa faz referência ao Bairro Histórico, que depois das descobertas arqueológicas recebeu a categoria de Património Mundial da UNESCO, em 1995. O Diretor da Cultura da Intendência de Colônia, Dr Eduardo Bonansea, recebeu o autor no seu gabinete e manifestou a satisfação e orgulho da inclusão da cidade no livro ilustrado para a criança em todos nós, notando um interesse em fortalecer a ponte entre sua cidade e Açores.

As aventuras da Néveda no Uruguai foram possíveis com o apoio do Camões IP, professora anfitriã Raquel Carinhas, Embaixada de Portugal em Montevidéu, Embaixador João Pedro Antunes e a digressão pelo Bairro Histórico Colonia Del Sacramento liderada pela arqueóloga Nelsys Zambetogliris, o qual Terry Costa e a associação MiratecArts agradece “por acreditarem no poder do livro ilustrado, e das artes em geral, como uma ferramenta de construção para uma melhor sociedade.”

Os livros publicados por Néveda Ent estão disponíveis nas livrarias dos Açores, Baobá em Lisboa, La Petite Portugaise em Bruxelas, Saudade Toronto no Canadá, e através de nevedapico.com online.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.