DIÁSPORA | Governo dos Açores promove formação ‘online’ para grupos folclóricos das comunidades
A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades promove uma formação ‘online’ para grupos folclóricos açorianos da América do Sul e da América do Norte, no dia 14 de dezembro, pelas 17h00 dos Açores.
A iniciativa, que será operacionalizada pela Direção Regional das Comunidades, pretende ser um espaço de transmissão e atualização de conhecimentos sobre folclore açoriano e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para troca de experiências entre diferentes grupos de origem açoriana espalhados pelas diversas geografias da América do Sul (Brasil e Uruguai) e da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e Bermuda), onde estão radicadas as históricas comunidades açorianas.
O painel de formadores será constituído por Luísa Bairos, diretora artística do Rancho Folclórico Santa Cecília da Fajã de Cima, da ilha de São Miguel, e por Leandro Ávila, diretor artístico do Grupo Folclórico Fontes da Nossa Ilha, das Fontinhas, da ilha Terceira.
Maria Luísa de Medeiros Bairos, natural de Ponta Delgada e licenciada em História, é sócia fundadora da Associação Rancho Folclórico Santa Cecília, em 1987, assumindo a sua direção artística ao longo das últimas quatro décadas. Foi presidente desta associação em 2007-2016 e, profissionalmente, é responsável pelo serviço de arquivo da RTP/Açores.
Leandro Adelino Andrade Cardoso Ávila, natural da Praia da Vitória, é licenciado em Educação Básica, Mestre e Doutor em História Insular e Atlântica pela Universidade dos Açores, estando agora a concluir um curso de pós-graduação em Património Cultural Tradicional e Popular Português pelo Instituto Piaget. É investigador do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa.
Esta ação de formação ‘online’, prevista para cerca de duas horas, inicia-se com a intervenção do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, que fará um breve enquadramento histórico dos grupos folclóricos dos Açores e da diáspora açoriana, prossegue com as comunicações dos formadores e termina num período de interação com os formandos.
A participação nesta formação requer inscrição prévia devido ao número limite de formandos. Os interessados poderão proceder à inscrição através do preenchimento e submissão do formulário disponível em https://forms.office.com/e/zFuUYJMyyc?origin=lprLink , até ao dia 10 de dezembro.
Os grupos folclóricos continuam a ter uma forte expressão e presença no quotidiano cultural das comunidades de açorianos ou seus descendentes no Brasil, Bermuda, Canadá, Estados Unidos da América e Uruguai, condição que os torna veículos privilegiados para a transmissão dos valores e da riqueza cultural dos Açores.
GRA/RÁDIOILHÉU