DIÁSPORA

DIÁSPORA | Governo dos Açores homenageia contributo regional para a economia da Califórnia

© Governo dos Açores
527views

“Na América do Norte e, em especial, no Estado da Califórnia, Portugal escreve-se com a palavra Açores”: a ideia foi defendida pelo Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, na inauguração de um monumento evocativo da imigração portuguesa, esta sexta-feira na Baía de São Francisco, integrando as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Artur Lima enfatizava assim a preponderância açoriana da comunidade portuguesa do Estado da Califórnia, a mais numerosa da América do Norte, que corresponde a cerca de 350.000 portugueses ou lusodescendentes, dos quais 90% são originários dos Açores, especialmente das ilhas do grupo central.

O governante açoriano colocou agora a placa inaugural do “Portuguese Dairy Mural Wall Project”, representativa da comparticipação financeira do Governo dos Açores, junto à primeira pedra do monumento que havia sido colocada pelo Presidente da República Portuguesa durante a sua visita à Califórnia no final do ano passado.

“Neste dia de reencontro com as nossas comunidades açorianas, prestamos homenagem aos produtores de leite portugueses que se estabeleceram na Baía de São Francisco há mais de um século”, afirmou o vice-presidente do executivo açoriano.

“É com grande satisfação que o Governo dos Açores se associa à inauguração deste mural que nos recorda a importância da nossa história comum e a perseverança e força dos produtores de leite açorianos no Estado da Califórnia”, acrescentou.

Artur Lima aplaudiu o promotor da iniciativa, Vasco Morais, um lusodescendente de segunda geração, e o ilustrador do monumento, João de Brito, um artista plástico nascido nos Açores e emigrado na Califórnia, destacando a comparticipação financeira atribuída pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades.

“Enquanto Vice-Presidente do Governo vejo como muito positiva a perspetiva de sensibilizar para os caminhos da História que envolvem a presença portuguesa em terras norte-americanas e a importância que, especificamente, a imigração açoriana teve para a economia e para a sociedade de Tiburon, através da arte”, disse.

O mural de azulejos num muro de contenção perto da Escola Del Mar, agora inaugurado, evoca os estabelecimentos de lacticínios criados por imigrantes açorianos no final do século XIX e início do século XX, enfatizando o seu contributo para o desenvolvimento económico da vila de Tiburon e do condado de Marin.

O Vice-Presidente do Governo dos Açores conclui a sua visita oficial ao Estado da Califórnia, a 10 de junho, participando nas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em São José, bem como no jantar comemorativo do 60* aniversário da Luso American Education Foundation.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.