DIÁSPORA

DIÁSPORA | Da Califórnia à Madeira

468views

Na sequência do recentemente estabelecido projeto Madeira Diaspora Initiative (MDI) do Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI), sediado na Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, uma das conselheiras deste projeto, Maria Isabel Camacho-Santos, reuniu com Rui Abreu, Diretor das Comunidades do Governo Regional da Madeira, entregando-lhe uma missiva do fundador e diretor deste instituto universitário, Diniz Borges.  O Diretor Regional indicou a sua disponibilidade para colaborar nesta iniciativa que terá por objetivo registar mais histórias de emigrantes e luso-descendentes com raízes na Madeira no arquivo das histórias orais da universidade e partir-se para um novo intercâmbio entre a Madeira e a Califórnia. 

A Iniciativa Diáspora da Madeira (MDI) tem quatro concelheiros espalhados pela Califórnia, Maria Isabel Camacho-Santos e Inês Eiras na área da baía de São Francisco, John Bento para a Zona de Sacramento e no sul Zeca Rodrigues em San Diego. 

As primeiras ações desta iniciativa estão já em movimento, desde histórias orais, até uma maior divulgação da Madeira no estado da Califórnia, incluindo a inclusão dos contributos dos madeirenses, e seus descendentes, para este estado, alguns dos quais trajetória dos seus antepassados passou pelo Havaii. 

PBBI/DB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.