Mais de 31 mil entidades inseridas na plataforma. A promoção internacional da versão 2.0 da Rede Global da Diáspora vai prosseguir com o tour pelos Estados Unidos da América, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro. Nova Iorque, Newark, Providence e Boston vão receber a comitiva da maior plataforma colaborativa da Diáspora portuguesa, que conta com o apoio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, da Rede Consular, Delegação do AICEP, Câmaras de Comércio Luso-Americanas, PALCUS, Portuguese American Post-graduate Society e Conselho da Diáspora Açoriana.
“A população luso-americana já ultrapassa um milhão de pessoas, sendo inúmeros os casos de portugueses e/ou lusodescendentes que criaram empresas de sucesso ou que são referência em diversos setores de atividade, principalmente nestes Estados. Por isso, faz todo o sentido que a Rede Global inclua, no roadshow internacional, estas ativações,” refere Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação AEP.
A plataforma da Rede Global da Diáspora está a caminho dos 10 mil registados e conta já com mais de 31 mil empresas inseridas de 155 países. Trata-se da maior rede colaborativa que visa aproximar os portugueses espalhados pela Diáspora e ao mesmo tempo potenciar a internacionalização das PME´s portuguesas.
“Este é um projeto promovido pela Fundação AEP, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 – Sistema de Apoio às Ações Coletivas, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com resultados muitos positivos e já com o foco na versão 3.0,” reforça Luís Miguel Ribeiro.
A plataforma oferece, de forma gratuita, um local privilegiado para promoção de networking e identificação de oportunidades, pessoais e profissionais, e espaço para promoção dos produtos portugueses em qualquer parte do mundo, através da Rotas Lusitanas. Numa vertente mais empresarial, está disponível também duas funcionalidades para promover as exportações: Portal de Negócios, ferramenta, através do qual, o empresário pode encontrar um investidor ou um negócio para investir, assim como, conhecer os incentivos existentes para o investimento ou soluções de financiamento e Diáspora Business Intelligence, onde é possível conhecer a diáspora ao pormenor, permitindo às empresas identificar os canais de distribuição mais adequados a cada negócio e/ou setor de atividade.
A roadshow internacional prossegue nos Estados Unidos, enquanto que o nacional ainda conta com ativações nos Açores, Madeira e uma sessão de encerramento, do corrente ano, na AEP.
CISION/RÁDIOILHÉU