AGENDADIÁSPORA

DIÁSPORA | Agenda. Comunidades açorianas do Canadá e Estados Unidos em debate

© Governo dos Açores
582views

A Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove dois debates sobre as comunidades açorianas do Canadá e dos Estados Unidos da América, com a participação dos dez Conselheiros da Diáspora Açoriana eleitos pelos dois países.

Estas duas sessões são realizadas em formato online, com transmissão na página da Direção Regional das Comunidades na rede social Facebook, e visam debater a situação atual e perspetivas futuras da diáspora açoriana da América do Norte, no âmbito das comemorações dos dias nacionais do Canadá e dos Estados Unidos.

No próximo sábado, 1 de julho, dia nacional do Canadá, é transmitido o primeiro debate com os conselheiros Eduardo Bettencourt Pinto (Columbia Britânica), Paulo Jorge Cabral (Manitoba), Matthew Correia (Ontário), Victor Faria (Quebeque) e Carlos Eduardo de Almeida (Restantes Províncias).

Na terça-feira, 4 de julho, o feriado nacional dos Estados Unidos da América que comemora o Dia da Independência, o segundo debate conta com a participação dos conselheiros Zeto Carvalho (Califórnia), Rui Baptista (Massachusetts), Márcia Sousa da Ponte (Rhode Island), David Rebelo Pimentel (Restantes Estados) e Katherine Soares (Restantes Estados).

As duas sessões iniciam-se às 21h00 dos Açores, com duração prevista de 60 minutos, e são moderadas pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.

O Canadá e os Estados Unidos da América são dois dos principais destinos da emigração açoriana, com centenas de milhares de açorianos e descendentes a residirem em diferentes províncias e estados, que dinamizam um importante movimento associativo diretamente ligado à Região Autónoma dos Açores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.