LOCAL

Deputado do PSD apresenta voto de congratulação à EPISJ pelos 25 anos

168views

Estando a Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ) a comemorar o seu 25.º aniversário o Partido Social Democrata através do Deputado Paulo Silveira apresentou na Assembleia Legislativa Regional um voto de congratulação pelos 25 anos de sucesso e de serviços prestados ao nível do ensino e da formação profissional.

A EPISJ nasceu da dedicação e da iniciativa do professor Leonel Nazário Nunes e da capacidade concretizadora de António Silveira presidente da Câmara Municipal das Velas, sendo à data da sua criação a primeira Escola Profissional fora das Ilhas com maior dimensão populacional. Ao longo dos anos, a Escola deixou a sua marca em muitas centenas de jovens. Foram muitos os cursos ministrados, o que levou a que recebesse jovens não só de São Jorge, mas também de outras Ilhas e inclusive de fora do país, nomeadamente de Timor Leste e Cabo Verde, através de programas de intercâmbio levados a cabo nesse sentido, situação que se mantém ainda hoje, estando atualmente inscritos na Escola Profissional da Ilha de São Jorge formandos provenientes de seis das nove Ilhas dos Açores.

Paulo Silveira na sua intervenção referiu a contribuição consequente e estruturada da EPISJ para a realização pessoal dos jovens, ao longo dos 25 anos da sua existência, criando modalidades alternativas às do sistema formal de ensino, bem como mecanismos de aproximação entre a escola e o mercado de trabalho contando com inúmeros parceiros, salientando que ao longo da sua existência a Escola ministrou 110 cursos de formação, sendo que a taxa de empregabilidade dos seus formandos ronda os 90%, tendo garantido ainda que cerca de 124 tenham prosseguido o seu percurso escolar no Ensino Superior.

Salientando ainda que numa altura em que a EPISJ celebra os seus 25 anos importa referir o seu desempenho como meio de qualificação e formação profissional sendo de realçar o papel desempenhado pelo Município das Velas, sempre presente ao longo da vida desta Instituição, bem como de todos os parceiros que constituem a Associação de Desenvolvimento da Ilha de S. Jorge, entidade proprietária desta Escola, cujo desempenho importa manter e reforçar garantindo-lhe as ferramentas necessárias para que esta possa continuar a desempenhar este importante papel a nível social e económico ao nível Local e Regional.

Terminou, felicitando a Escola Profissional da Ilha de São Jorge os seus colaboradores, professores, alunos e todos os parceiros que constituem a Associação de Desenvolvimento da Ilha de S. Jorge, entidade proprietária desta Escola, pelos seus 25 de anos de existência, e pelos relevantes serviços prestados por esta Instituição, no âmbito da qualificação profissional, à Ilha de S. Jorge e à Região.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.