AGENDA

Debate de Ilha – Faial 20-30 Prespetivar o Futuro | Evento Online no Facebook

437views

Na próxima quinta-feira, ás 20H30, realiza-se o debate “Faial 20-30 Perspectivar o Futuro” que pode acompanhar online no facebook. Este é o currículo dos oradores

SANDRA DIAS FARIA
Pró-Reitora para a Inovação e Empreendedorismo da Universidade dos Açores;

Doutorada em Gestão (Empreendedorismo), tem um Mestrado em Gestão Pública e uma licenciatura em Gestão de Empresas;
Leciona as disciplinas de Empreendedorismo, Recursos Humanos e Inovação em cursos de licenciatura e mestrado. É investigadora do Advance / CSG, ISEG, Universidade de Lisboa e do CEEAplA, centro de investigação da Faculdade de Economia e Gestão, Universidade dos Açores. A sua investigação centra-se nas áreas do Empreendedorismo, Recursos Humanos, Turismo e Inovação.
Já apresentou e publicou vários artigos em conferências internacionais e revistas como a Tourism Management e a Business Horizons.

MARCO GOULART
Licenciado em Gestão pela Universidade dos Açores.

Em 2007 fez estágio na SINAGA. Em 2008 desempenhou a função agente Microcrédito e responsável UATE (Aconselhamento Técnico a Cidadãos em Situação de Endividamento) na CRESAÇOR para as Ilhas Faial Pico Flores e Corvo e foi Consultor Económico.
Desempenhou em 2010 a função de diretor financeiro do Grupo BICO DOCE.
Em 2013 VPGRA -Coordenador do Serviço de Ilha do Faial da Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores.
Atualmente Coordena o Serviço de Ilha do Faial da VPGRA; Tesoureiro da Junta de Freguesia de Castelo Branco; Membro do Conselho de Ilha do Faial; Presidente da Assembleia da Irmandade da Coroa da Lombega; Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Filarmónica Euterpe de Castelo Branco.

DAVIDE MARCOS
Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas Universidade dos Açores

Entre 1998 e 2016 teve Múltiplas formações nas áreas das auditorias, Gestão, economia, Fiscalidade e avaliação de empresas e foi Professor convidado do curso CET de Contabilidade do departamento de Gestão e economia da UA na ilha Terceira durante 4 anos.
Deste 1999 é Gestor / contabilista certificado /consultor / auditor num conjunto de empresas dos Açores, nomeadamente nas Ilhas S. Miguel, Faial, Pico Terceira e Flores. Até 2016, foi representante nos Açores da auditora Inglesa PKF Portugal.
Entre Janeiro de 2017 e Setembro de 2017 foi Membro conselheiro do Conselho e Económico dos Açores a convite do Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores Dr. Vasco Cordeiro.
De Outubro de 2017 até ao presente é Presidente da Câmara do Comércio e Indústria da Horta e Vice-Presidente do Conselho de Ilha do Faial. De Junho de 2020 a Março de 2021 é Presidente da Camara do Comércio e Industria dos Açores

CARLOS MORAIS
Carlos Cruz Medeiros Morais, publicamente conhecido como Carlos Morais, nasceu a 10 de março de 1962, tendo completado o 11.º ano de escolaridade na Escola Secundária da Horta, hoje denominada Escola Secundária Manuel de Arriaga. Ainda durante os estudos secundários Carlos Morais teve a sua primeira experiência na área do turismo, ocupando-se no período das férias do verão, em 1979, como skipper de uma empresa francesa que foi pioneira do mergulho, enquanto atividade turística, no arquipélago dos Açores.Desde então e até hoje Carlos Morais manteve-se sempre ligado a este sector económico na Região Autónoma dos Açores, percorrendo e subindo, a partir da base, os patamares que o conduziram à liderança de vários projetos e empreendimentos.
Começou como rececionista e guia turístico e na década de 90 do século passado entrou na restauração e diversão noturna, já como empresário. Antes de iniciado o novo milénio Carlos Morais abriu uma agência de viagens na sua cidade natal, a Horta, na ilha do Faial, onde mantém residência.
O seu dinamismo e espírito empreendedor, que venceu os bloqueios e a inércia por vezes associados aos meios pequenos, levou-o a alargar os seus interesses e negócios à hotelaria tradicional, em 2014 e, mais recentemente, à exploração de pousadas.
Foi presidente da Câmara do Comércio e Indústria da Horta e envolveu-se socialmente na comunidade faialense presidindo e fazendo parte dos órgãos sociais de associações e clubes desportivos.
Entre 1993 e 1996 representou, como deputado regional, o Círculo Eleitoral do Faial, tomando assento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Carlos Morais é hoje um empresário de referência no sector de turismo no arquipélago açoriano, liderando a Associação Turismo dos Açores e tornou-se numa das vozes mais reconhecidas na defesa dos interesses associados ao subdestino turístico regional conhecido como Triângulo dos Açores, composto pelas ilhas de São Jorge, Pico e Faial, em que esta tem um papel de relevo.

JOÃO GONÇALVES

Doutorado (Ph.D.) em Biologia Marinha desde 2002 pela Universidade Liverpool (Reino Unido).

Em 1985 iniciou a atividade profissional como docente do ensino secundário e desde 1989 passou a ser docente do ensino superior na Universidade dos Açores (DOP, Horta). Esteve envolvido na criação de vários programas e organizações relacionadas com a investigação científica e monitorização do mar nos Açores (POPA, legislação da observação de cetáceos e do Observatório do Mar dos Açores). Ao longo da carreira tem participado numa variedade de campanhas marítimas, projetos de I&D, documentos científicos (teses, relatório técnicos e artigos em revistas especializadas) e palestras relacionadas com as ciências do mar e biodiversidade marinha, que é a sua área de especialidade. Colaborou na criação de cursos de ensino superior na Horta (licenciatura, mestrado e doutoramento na área das Ciências do Mar, bem como no curso CET em operadores marítimo-turísticos). É atualmente professor auxiliar da FCT-DOP e diretor do Instituto de Investigação em Ciências do Mar – Okeanos-UAc.

AÇORESPRIMEIRO/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.