videos

CRUZAL – Antigo moinho de água (c/vídeo)

558views

Este moinho de água encontra-se na freguesia de Santo Antão, na zona do Cruzal, Ilha de São Jorge.

O seu proprietário Mário Ambrósio Nunes, filho de João Ambrósio Nunes, já não utiliza estes dois moinhos um de agua e outro elétrico há perto de 15 anos. Lembramos que o moinho de água (o da direta no vídeo) era usado frequentemente pelos locais para moer o milho, que depois de ser moído, e tornasse em farinha, era usado para cozer o pão caseiro por esta Ponta Da Ilha de São Jorge.

Foi possível ainda ver a forma como a água corre da ribeira e depois ia para o moinho (neste caso em apreço no vídeo não foi para o moinho, mas sim, para a Ribeira do Cruzal).

Esta casa privada conta com a data de 1774 por cima da porta de entrada, onde os moinhos se encontram em ótimo estado de conservação. Foram recuperados no que toca há parte da madeira dos mesmos à alguns anos atrás.

A Rádio Ilhéu agradece a disponibilidade dos proprietários por nos deixar recolher estas imagens de um moinho histórico na zona do Topo, bem como, o trabalho da Sra. Maria Helena Brasil para “desviar” a água da Ribeira. Neste vídeo vê como se desvia a água do moinho depois de ser utilizado para moer o milho.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.