SÃO JORGE

COVID-19: Última Hora. São Jorge regista mais 4 casos positivos ligados a cadeia de transmissão local. Açores registam 47 recuperações.

691views

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 60 novos casos positivos de covid-19, sendo 37 em São Miguel, 10 na Terceira, cinco em Santa Maria, quatro em São Jorge, dois no Pico, um nas Flores e um no Faial, decorrentes de 2.119 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e cinco em laboratórios privados não convencionados.

Em São Miguel, um dos novos casos corresponde a um viajante, com resultado positivo prévio ao embarque para outra ilha, 10 correspondem a outros tantos viajantes – sete não residentes, três dos quais se encontram no concelho de Ponta Delgada, tendo um obtido resultado positivo à chegada, um ao 6.º dia e outro que realizou teste prévio ao embarque para viagem ao exterior da região. Dois encontram-se no concelho da Ribeira Grande, com resultados positivos ao 6.º dia e mais dois no concelho do Nordeste, também com resultados positivos ao 6.º dia. Os restantes 26 correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, na Lagoa há nove novos casos, no concelho de Ponta Delgada foram registados 15 novos casos, no concelho da Ribeira Grande há 11 novos casos e no Nordeste há dois novos casos.

Na Terceira, três dos novos casos diagnosticados no concelho de Angra do Heroísmo, correspondem a viajantes, não residentes, dois dos quais obtiveram resultado positivo à chegada e um ao 6.º dia. Todos os restantes casos correspondem a transmissão comunitária. Assim, no concelho de Angra do Heroísmo foram registados 10 novos casos.

Em Santa Maria, os cinco novos casos agora diagnosticados em Vila do Porto, correspondem a outros tantos viajantes, não residentes, com análise positiva ao 6º dia.

Em São Jorge, os quatro novos casos ligam-se a cadeia de transmissão local primária identificada ontem em Velas.

Nas Flores, um novo caso resultante de viagem ao exterior originou nova cadeia de transmissão local primária, no concelho das Lajes.

No Pico, foi diagnosticado um novo caso que se liga à cadeia de transmissão ativa naquela ilha, no concelho das Lajes e outro novo caso, resultante de viagem ao exterior, originou nova cadeia de transmissão local primária, também no concelho das Lajes.

No Faial, um viajante, não residente, obteve resultado positivo ao 6.º dia, na Horta.

Também nas últimas 24 horas foram registadas 47 recuperações.

À data de hoje estão internados 18 doentes, sendo 10 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com dois em UCI), sete no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI) e um no Hospital da Horta.

Falso Positivo: Um caso positivo identificado na vila e concelho de Santa Cruz da Graciosa, após devida verificação, veio a revelar-se como falso positivo, deixando por este motivo de constar nos casos ativos.

Realocações: No decurso da investigação epidemiológica, procedeu-se a quatro realocações de outros tantos casos positivos: um que se encontrava na freguesia das Calhetas, concelho da Ribeira Grande, encontra-se a residir na freguesia do Cabouco, concelho da Lagoa; um caso que se encontrava na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, concelho da Lagoa, encontra-se a residir na freguesia dos Ginetes, concelho de Ponta Delgada; um caso que se encontrava na freguesia da Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande, encontra-se a residir na freguesia de Fenais da Luz, concelho de Ponta Delgada e um caso que se encontrava na vila e concelho de Santa Cruz das Flores, encontra-se a residir na freguesia da Lomba, concelho das Lajes das Flores.

O arquipélago conta presentemente com 535 casos positivos ativos, sendo 331 em São Miguel, 164 na Terceira, 13 no Pico, 10 em São Jorge, sete em Santa Maria, quatro nas Flores, quatro no Faial e dois na Graciosa.

Com o aparecimento de duas novas cadeias de transmissão local primária nas últimas 24 horas, são agora sete as cadeias ativas no arquipélago, sendo três no Pico, uma no Faial, uma Pico/Flores, uma nas Flores e uma em São Jorge. Até ao presente foram extintas 218 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.419 pessoas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.479 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.759 pessoas, faleceram 37, saíram do arquipélago 85 e 63 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 633.469 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho corrente, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.