ÚLTIMAS

CORVO | PS quer saber se o Governo Regional se compromete a apoiar a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves na ilha

479views

O Grupo Parlamentar do PS questionou o Governo Regional dos Açores sobre o ponto de situação do pedido de apoio da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), no valor de 40.000 euros, para o período de 2020 a 2023.

No requerimento, entregue esta quarta-feira no Parlamento Açoriano e assinado pelo deputado Lubélio Mendonça, o GPPS/Açores realça que esta verba, aprovada pelo anterior executivo, “corresponde às necessidades de vários projetos e despesas gerais para a manutenção da estrutura da SPEA na ilha do Corvo”, lembrando que aquela entidade “é uma das maiores e mais prestigiadas organizações não governamentais de ambientais de Portugal”.

Os socialistas consideram que a SPEA “desenvolve um trabalho meritório na Região, marcando presença com estruturas em São Miguel e no Corvo”.

Lubélio Mendonça lembrou que os sucessivos governos regionais “reconheceram sempre a importância do trabalho desenvolvido pela SPEA no âmbito de projetos na área da conservação de aves marinhas”, acrescentando que este trabalho “tem trazido enormes mais-valias para a ilha”.

O anterior Governo Regional, recordou, “desenvolveu uma estreita colaboração com a SPEA”, uma vez que esta “monitoriza dados com grande relevância para as atividades ligadas a conservação e literacia oceânica”.

“Este Governo tem de se definir. O Governo anterior aprovou este apoio que consideramos importante para o nosso ambiente, para a Região e para a ilha do Corvo, em concreto. O que achamos lamentável é que se chegue ao ponto dos próprios técnicos da SPEA já terem tentado, de várias formas, contactar com os responsáveis na matéria para obter informações sobre este apoio e não terem obtido até ao momento qualquer tipo de resposta”, finalizou o deputado do PS, Lubélio Mendonça.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.