SÃO JORGE

CDS-PP apresenta voto de Pesar pelo falecimento do Padre Manuel da Silveira

656views

Faleceu no passado dia 29 de janeiro, o Sr. Padre Manuel da Silveira, aos 80 anos de idade.

O Padre Silveira, como era conhecido, nasceu a 20 de fevereiro de 1941 e vivia em São Jorge desde 1980, onde escreveu dois livros. Estudou e formou-se no Seminário Episcopal de Angra, tendo sido ordenado presbítero no dia 8 de junho de 1967, na igreja paroquial da sua terra natal, por D. Jaime Garcia Goulart, Bispo de Díli. Natural do Faial, mais concretamente da Praia do Almoxarife, o sacerdote tinha uma especial atenção ao património artístico religioso, nomeadamente à arte Sacra, sendo este o objeto de estudo do seu último livro “Subsídio para o Estudo do Património Artístico e Cultural da Matriz de Velas”.

O livro foi apresentado no âmbito das Comemorações dos 50 anos da ordenação, na igreja da Nossa Senhora da Graça, na Praia do Almoxarife em 2017, livro também entregue ao Papa Francisco. Trabalhou ainda algum tempo junto das comunidades emigrantes dos Estados Unidos da América, onde estava a sua família. Em São Jorge foi simultaneamente pároco de Santo Amaro, sendo o primeiro pároco da Beira. Desde que deixou de ser pároco, foi nomeado capelão da Casa de Repouso João Inácio de Sousa e da Santa Casa da Misericórdia das Velas.

Civilmente foi reconhecido com a comenda de Mérito Cívico. Foi um homem em que o rigor era a palavra de ordem, pois colocava rigor em tudo o que fazia e dizia. Quem com ele teve o privilégio de lidar no dia-a-dia, irá sempre recordá-lo como um sacerdote ímpar. Deixa a todos uma profunda lembrança de eterna saudade.

Assim, nos termos estatutários e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do CDS-PP propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a aprovação de um voto de pesar pelo falecimento do Sr. Padre Manuel da Silveira.

Do presente voto deve ser dado conhecimento à sua família, à Diocese de Angra do Heroísmo, à Ouvidoria da Calheta da Ilha de São Jorge, à Câmara Municipal de Velas, à Junta de Freguesia de Velas, à Casa de Repouso João Inácio de Sousa e à Santa Casa da Misericórdia de Velas.

CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.