O jornal Sol Português, que servia as comunidades portuguesas no Canadá desde há quarenta anos e que era muito lido por emigrantes açorianos, deixou de ser publicado – anunciou a direção numa nota publicada na última edição.
“Ao longo dos últimos 40 anos temos acompanhado a comunidade portuguesa, servindo de testemunha e registo do seu desenvolvimento e crescimento; das dificuldades também, mas sobretudo dos seus muitos e muitos sucessos”, lê-se na nota.
A direção reconhece que “não foi uma missão fácil, face às dificuldades e vicissitudes que caracterizam o jornalismo escrito, mais ainda num país onde a língua portuguesa não é o idioma oficial, os recursos são escassos e os apoios praticamente inexistentes”.
O jornal assistiu “à transformação de uma comunidade que está hoje, volvidos 70 anos de imigração oficial portuguesa, cada vez mais participativa e enraizada no seio da sociedade canadiana e onde tantos dos seus elementos, muitos dos quais tivemos oportunidade de destacar nas nossas páginas, encontraram sucesso e se notabilizaram em diferentes áreas de atividade”.
Há quarenta anos a comunidade portuguesa no Canadá e o próprio mundo eram diferentes, conforme reconhece a nota. “Orgulhamo-nos de termos revolucionado a comunicação social de língua portuguesa no Canadá através do nosso exemplo – e não apenas a imprensa escrita”, lê-se.
Com a interligação que entretanto se instalou, o acesso à informação de Portugal “é instantânea e imediata, se assim desejarmos”. Chegou, assim, a “altura de pousarmos ‘a pena’ e descansarmos, sabendo que a comunidade portuguesa tem mais opções informativas do que nunca. O tempo pesa e a saúde para alguns de nós há muito que escasseia”. O jornal, semanário, teve 2000 edições. A direção que agora encerra a publicação pretende ver a despedida como uma “férias – para muitos de nós, as primeiras em 40 anos e há muito merecidas – e uma oportunidade para ficarmos agora do ‘lado de lá’ da escrita dos que, sem dúvida, tomarão a seu cargo dar continuidade à nobre missão de informar.
“Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para expressar o nosso mais profundo e sentido agradecimento a todos os leitores, anunciantes e colaboradores que ao longo de quatro décadas acompanharam esta magnífica jornada”, conclui a nota da direção do Sol Português.
MAUS TEMPOS
A comunicação social de língua lusa que serve as comunidades portuguesas – e no caso dos EUA e do Canadá sobretudo açorianas – passa, em geral, por um período de turbulência associado a diminuição de leitores, assinantes e publicidade. Segundo analistas das comunidades, as segundas e terceiras gerações não dominam o português, o que justificaria edições bilingues. Em paralelo, segundo os mesmos analistas, as notícias que interessavam as emigrantes de primeira geração são consideradas menos interessantes pelos descendentes.
DIÁRIOINSULAR/RÁDIOILHÉU
1.5k
add a comment
Mauricio De Jesus
EditorMaurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.