DIÁSPORA

CALIFÓRNIA | Tulare: A maior feira agrícola do mundo acontece na cidade irmã de Angra do Heroísmo

660views

Uma tradição agrícola anual regressou a Tulare nesta terça-feira depois dos anos da pandemia, a Feira agrícola de Tulare. As autoridades esperam que o evento traga mais de 100.000 pessoas este ano para verem o melhor que a indústria agrícola tem para oferecer, com mais de 1.200 expositores na exposição. 

A quinquagésima-sexta feira agrícola, é um evento enorme realizado anualmente em Tulare, cidade com cerca de 68 mil habitantes.  “Tudo indica que vai ser uma grande exposição, talvez com um número recorde de participantes.  Todas as nossas excursões agrícolas estão esgotadas. Os bilhetes para a pré-venda estavam esgotados, o dobro do que em Fevereiro do ano passado”, disse George Pierce, presidente da World Ag Expo 2023. Uma das tendências crescentes no certame deste ano é a automatização.   “GUSS é o primeiro pomar e pulverizador de vinha autónomo do mundo. Assim, conduz através das culturas e aplica fertilizantes e diferentes, tudo automatizado”, disse Gary Thompson, dirigente da GUSS Automation.   Thompson acrescentou que o principal objetivo de produtos como a ‘GUSS’ e outros semelhantes é enfrentar algumas preocupações crescentes na indústria agrícola.  “Ajuda-os na escassez de mão-de-obra, ajuda-os a fazer um trabalho mais preciso para que possam crescer culturas mais saudáveis, mais abundantes.”

É um certame emocionante para os agricultores, visitantes, e os cidadãos do Condado de Tulare e de todo o centro do Vale de São Joaquim.  “Nesta feira agrícola acolhemos pessoas de todo o mundo.” disse Tony Dias, açor-descendente  que reside no Condado de Tulare.

O certame é de 14 a 16 de Fevereiro.  Na cerimónia de abertura estiveram presentes várias entidades, entre elas os Congressista luso-descendentes Jim Costa e David Valadão, ambos com raízes na ilha Terceira, Açores.  

O condado de Tulare é um dos condados com uma forte presença portuguesa, segundo os dados do recenseamento americano cerca de 10 mil residentes desta zona são de origem portuguesa, a vasta maioria com raízes nos Açores.  Os portugueses têm tido um papel predominante na agricultura em todo o estado da Califórnia, particularmente na agropecuária.  A cidade de Tulare é geminada com Angra desde 1966, a mais velha geminação de uma cidade americana com uma cidade portuguesa.  Nos últimos anos, o intercâmbio de alunos entre a Universidade Estadual da Califórnia em Fresno e o pólo da Terceira da Universidade dos Açores tem sido importante para ambas as regiões, no que concerne à agricultura.  Este programa é patrocinado pela Câmara de Angra, a Fundação das cidades irmãs, e as faculdades de ciências agrárias de ambas as universidades.   

Em 2020, antes do começo da pandemia o certame foi visitado pelo então Diretor Regional da Agricultura, José Élio Ventura, o qual fez uma apresentação sobre a agricultura na região neste certame e na universidade.  Para Diniz Borges, diretor do Portuguese Beyond Borders Institute: “é importante que estas visitas continuem.  Seria bom ter-se uma presença dos Açores em todos estes certames.  Na universidade tudo faremos para que isso aconteça.”

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.