No começo de 2002, o instituto académico da Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, PBBI, começou uma série semanal, intitulada Olhos nos Livros-palavras de costa a costa. Ao longo dos últimos 18 meses foram destacados 52 livros de autores que escrevem em português na diáspora portuguesa, essencialmente no continente norte-americano, com uma ou duas exceções em que houve destaque para livros de escritores açorianos, ligados à diáspora ou no Brasil com ligação ao arquipélago.
O projeto consiste em destacar, com um pequeno texto elucidativo, um autor que escreve em língua portuguesa nas nossas comunidades do Canadá e Estados Unidos, e tem por curadores, Manuela Marujo de Toronto, João Martins de New Jersey, José Luís da Silva e Diniz Borges, ambos da Califórnia.
Para o diretor do PBBI-Fresno State, esta é ainda mais uma oportunidade de ligar a universidade à comunidade, e de destacar a escrita em língua portuguesa nos Estados Unidos e no Canadá que tem uma longa e profícua história. Segundo Diniz Borges, este segmento continuará, pelo menos mais um ano, porque “por vezes, não temos a noção da riqueza literária que existe no mundo da nossa diáspora nos dois grandes países da nossa emigração para o continente norte-americano”, acrescentando: “para dos que continuam a publicar em português, há um resgate a fazer sobre publicações do passado, muitas totalmente esgotadas, que merecem ser conhecidas e em vários casos até serem alvo de uma nova edição. Olhos nos Livros, “de uma forma simples e direta, está a fazer esse resgate.”
Para além do destaque semanal, de cinco em cinco semanas, os quatro curadores deste projeto fazem uma sessão ao vivo online, a qual fica arquivada no canal da YouTube do PBBI, falando dos quatro livros que escolheram nas semanas anteriores, lendo um excerto da obra em destaque. Segundo os curadores esta é uma forma de incentivar a leitura em português no mundo americano e canadiano, particularmente na nossa Diáspora, mas também junto daqueles que aprendem português nas escolas e universidades destes dois países. Com o projeto arquivado nas redes sociais e no YouTube, qualquer aluno pode consultar os textos e os excertos dos autores em destaque. Após as férias tradicionais de julho e agosto, Olhos nos Livros-Palavras de Costa a Costa, começa no dia 29 de agosto.