AGENDASÃO JORGE

CALHETA | Orquestra Pe. Manuel de Azevedo da Cunha realiza o seu 2.º estágio, de 8 a 11 de janeiro

206views

A Orquestra Pe. Manuel de Azevedo da Cunha apresenta, no próximo dia 11 de janeiro de 2026, pelas 21h00, no Auditório da Escola Básica e Secundária da Calheta, o Concerto de Encerramento do II Estágio da Orquestra.

Este concerto assinala o culminar de vários dias de trabalho intenso, formação e partilha artística, reunindo músicos de diferentes idades e níveis de experiência num projeto que valoriza a música enquanto ferramenta de aprendizagem, expressão cultural e envolvimento comunitário.

O espetáculo contará com participações especiais de reconhecido mérito artístico, nomeadamente do maestro Délio Gonçalves, maestro da Banda de Música da Armada Portuguesa, e dos solistas Helder Bettencourt, no clarinete, Sérgio Cabral, no trompete, e Reno Ramires, no violoncelo, prometendo um programa musical de elevada qualidade e diversidade.

Este momento musical reflete o empenho dos participantes e o trabalho desenvolvido ao longo do estágio, sob orientação especializada, constituindo uma oportunidade privilegiada para apreciar o resultado final de um processo formativo e artístico exigente.

Sobre a importância desta iniciativa, a organização, a cargo de Dário Ambrósio e Selmo Pessoa, destaca que “este II Estágio da Orquestra Pe. Manuel de Azevedo da Cunha representa muito mais do que a preparação de um concerto. É um espaço de aprendizagem, de crescimento musical e humano, onde os participantes têm a oportunidade de aprofundar competências, trabalhar em conjunto e partilhar experiências com músicos e formadores de referência. Projetos desta natureza são fundamentais para a formação artística, para a valorização dos jovens músicos e para o fortalecimento da cultura musical na nossa comunidade”.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.