VÍDEOS | REPORTAGENS

CALHETA | Chega em visita ao Topo: 18 milhões de euros alocados no Orçamento para 2023 não tiveram seguimento para a obra do Porto (c/reportagem)

1kviews

O deputado José Pacheco, do Chega, visitou o porto do Topo, onde verificou que se mantêm as dificuldades denunciadas pela população há mais de um ano. Inclusive, situações que tinham sido acordadas com o Governo – em sede de negociações para o Orçamento de 2023 – para serem corrigidas durante este ano, tendo sido incluídas no próprio Orçamento, como a requalificação da estrada de acesso ao porto. Segundo o deputado, “foram alocados no Orçamento para 2023 18 milhões de euros para esta obra”, que não teve seguimento.

José Pacheco denunciou ainda outras situações que tem detetado na ilha de São Jorge. Além da perda demográfica, da falta de mão-de-obra, da perda de poder de compra, dos jovens que saem para estudar e já não regressam por falta de oportunidades, os cuidados necessários para com os idosos, há ainda a falta de habitação que “já não é uma prioridade, é uma urgência”. No sentido de dar voz às necessidades e dificuldades sentidas pelos Açorianos, José Pacheco recorda que o Chega tem apostado numa política de proximidade, deixando um alerta na ocasião.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.