AGENDA

CALHETA | Apresentação do livro Lady Bobs, o seu irmão e eu: Um Romance dos Açores, obra secular traduzida pela primeira vez em Português, no Museu Francisco de Lacerda

446views


A editora Letras Lavadas apresenta a 15 de Junho às 18h00, o romance secular intitulado Lady Bobs, Her Brother and I: A Romance of the Azores, da actriz norte-americana Jean Chamblin, e a sua tradução, pela primeira vez, para Português, Lady Bobs, o Seu Irmão e Eu: Um Romance dos Açores, por Manuel Menezes de Sequeira.

O evento terá lugar no Museu Francisco de Lacerda, e a apresentação ficará a cargo de Alexandra Gomes, Técnica Superior do referido espaço cultural.


Publicada em 1905, esta narrativa de viagem passa-se nas belas ilhas dos Açores. Há no texto não apenas um romance, mas também descrições vivas e precisas de pessoas, lugares e acontecimentos que nos fazem recuar aos Açores do início do século XX. Lendo esta narrativa romanceada, fica-se com uma boa impressão da forma como uma mulher americana dessa época veria os Açores e a sua sociedade, talvez mesmo mais do que se se tratasse de um livro de viagens propriamente dito. Somando a estes factores o facto de a autora escrever com muito humor, temos aqui uma leitura que é simultaneamente informativa, divertida e viciante.

Dado a importância e desconhecimento desta obra pelos açorianos, a editora Letras Lavadas decidiu que esta deveria dar-se a conhecer a todo o arquipélago e Diáspora em simultâneo, no mesmo dia, à mesma hora, ou nos dias seguintes ao da apresentação oficial do livro em causa, durante o mês de Junho.

O evento oficial de apresentação do livro terá lugar na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, no dia 15 de Junho às 18h00, com apresentação de Ana Daniela Soares, e contará com a presença de Olga Tokarczuk, Prémio Nobel da Literatura 2018. Pretende-se com este evento, além do lançamento de um livro culturalmente importante para os Açores, homenagear Olga Tokarczuk, que se encontra na ilha Terceira para uma residência literária.


O livro Lady Bobs, Her Brother and I: A Romance of the Azores foi publicado primeiro em série, na revista The Critic, com o primeiro episódio saído na edição de Junho de 1905, e depois em livro, na mesma editora, a G. P. Putnam’s Sons, hoje do grupo Penguin. Como a publicação do livro deve ter ocorrido já depois da publicação do último episódio na The Critic, saído em Novembro de 1902, presume-se que o mesmo terá sido lançado no final desse mesmo mês de Novembro, ou talvez em Dezembro desse ano, o que explica as datas das recensões que sobre ele foram escritas.

Este livro foi publicado quando a autora tinha 29 anos, o qual recebeu boas críticas, inclusive no The New York Times.

LL/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.