VÍDEOS | REPORTAGENS

CALHETA | Ano letivo 2023/2024 arrancou na EBI/Topo (c/reportagem)

736views

No dia 12 de setembro, deu-se início ao novo ano letivo na EBI da Vila do Topo, localizada no concelho da Calheta na ilha de são Jorge. O arranque do ano letivo 2023-2024 foi assinalado com a mensagem de boas-vindas da presidente do conselho executivo, Ana Bela Oliveira, no auditório da escola, dirigida a todos os alunos e professores. A escola conta com 3 assistentes técnicos e 8 assistentes operacionais em exercício efetivo de funções na escola. Relativamente ao pessoal docente, já estão colocados cerca de 93% dos professores, prevendo-se que na próxima semana entrem em funções os restantes.

Em jeito de balanço, a presidente referiu que a escola atingiu no final de 2022-2023 um nível de transição de alunos de 100%. No ano em que assinala 25 anos de existência, esta escola conta com 90 alunos desde o ensino pré-escolar ao 9º ano de escolaridade. O projeto “manuais digitais” será alargado este ano letivo, incluindo os alunos do 2º ciclo e 8º e 9º anos. As escolas da região serão confrontadas com algumas alterações ao nível do funcionamento e da organização, nomeadamente no ensino pré-escolar e no 1º ciclo, resultantes da entrada em vigor de vários documentos legislativos regionais. Neste ano letivo, serão reconhecidos os alunos integrados no quadro de honra da escola em diferentes categorias. Os prémios de mérito serão atribuídos nas categorias de mérito artístico, mérito desportivo, cidadania, participação e iniciativa, e aproveitamento escolar.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.