DIÁSPORA

CALIFÓRNIA | Contos Populares Portugueses da Califórnia (Portuguese Folktales from Califórnia) de Manuel de Costa Fontes

615views

A recém criada Bruma Publications do Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI) da universidade estadual da Califórnia em Fresno, acaba de publicar como primeiro livro académico, um trabalho do Professor Emérito da Kent State University, Manuel da Costa Fontes. 

Contos Populares Portugueses da Califórnia é um trabalho de pesquisa do Professor Manuel da Costa Fontes, natural dos Açores que emigrou na sua juventude para os Estados Unidos e que tem dedicado grande parte da sua investigação ao cancioneiro popular e aos contos e fábulas.

 Esta coleção, que contribui para preservar uma velha tradição em via de desaparecimento, inclui 64 contos gravados a 26 informantes naturais da Terceira (14), São Jorge (3), São Miguel (1), e da ilha da Madeira (5). Embora nascidos em Angola, dois informantes tinham aprendido os seus contos na Terceira, e o único nascido nos Estados Unidos (Massachusetts) tinha sido criado na Madeira. Sendo de carácter indo-europeu – repetem-se em muitas línguas –, alguns contos são mais antigos do que a existência das nações. A introdução, em português e em inglês, inclui um panorama da imigração portuguesa para a Califórnia desde as suas origens. Fielmente transcritos a fim de refletir o maneira de falar de cada informante, os contos começam com resumos em inglês, sendo seguidos pela classificação internacional de Isabel Cardigos e Paulo Correia, a qual, além do Brasil, inclui numerosos paralelos do mundo de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor), assim como variantes do mundo cultural ibérico a que Portugal pertence (Espanha, América Espanhola, e Sefarditas, descendentes dos judeus expulsos de Espanha e Portugal em 1492 e 1497, respetivamente). O livro conclui com quatro apêndices: vocabulário (os anglicismos estão colocados no fim), informantes, motivos e tipos-conto.  

Para além dos contos e fábulas esta coleção inclui um magnifico texto introdutório sobre a presença portuguesa na Califórnia. 

Manuel da Costa Fontes (n. 1945), natural da freguesia dos Altares (ilha Terceira), imigrou para os Estados Unidos em 1961. Alistou-se nos fuzileiros navais americanos (1964-1967), passou um ano no Vietname, e completou o seu serviço militar com o grau de sargento. Tirou o quarto ano no Liceu de Angra, e frequentou Modesto Junior College (A.A., 1964), Stanislaus State College (B.A., 1969), University of California, Berkeley (M.A., 1972), e University of California, Los Angeles, onde se doutorou em Línguas e Literaturas Hispânicas (Ph.D., 1975). Foi professor catedrático de espanhol e português em Kent State University (1975-2008), onde foi premiado com um Distinguished Scholar Award (1997) e doze Summer e Academic Year Research Appointments. O National Endowment for the Humanities concedeu-lhe Fellowships for Individual Study and Research em duas ocasiões (1978, 1980-1981); a John Simon Guggenheim Memorial Foundation também o distinguiu com uma bolsa (1984-1985). Especializa-se nas literaturas ibéricas da Idade Média e do Renascimento, com ênfase no romanceiro, conto popular, relações entre o folclore e a literatura, Cripto-Judaísmo, e técnicas utilizadas por escritores Cristãos-Novos para expressar idéias heterodoxas apesar da Inquisição. Além de vários livros, a sua bibliografia inclui artigos sobre Alfonso X el Sabio, Alfonso Martínez de Toledo, Diego de San Pedro, Fernando de Rojas, Francisco Delicado, Gil Vicente, Miguel de Cervantes, Eça de Queiroz, e orações e romances criptojudaicos no Distrito de Bragança.

Para Diniz Borges, fundador e diretor do PBBI e da nova Bruma Publications, este livro vem na linha orientadora da editora, que faz parte da University Press da Universidade estadual da Califórnia em Fresno, e que tem por objetivo: “publicar trabalhos relacionados com a nossa presença no oeste americano e as nossas ligações aos Açores.” 

O livro foi apresentado nos Açores, na livraria Letras Lavadas em Ponta Delgada, como parte de uma sessão dirigida pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, em que Diniz Borges falou sobre a nossa diáspora na Califórnia.  A Bruma Publications ofereceu duas dúzias de livros à Direção Regional das Comunidades para serem distribuídos pelas Casas dos Açores e outras entidades com bibliotecas.  Será ainda oferecido a várias instituições académicas e preparam-se alguns acontecimentos para que o mesmo seja lançado em várias localidades da Califórnia. 

Esta publicação aconteceu no programa das histórias orais do PBBI e teve o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). 

Leave a Response