
A Câmara Municipal da Calheta, no próximo dia 12 de setembro, pelas 14h00, irá inaugurar o Centro Intergeracional da Pedrosa, localizado na antiga Escola Primária dos Biscoitos.
Este novo espaço resulta da reconversão do edifício, que agora acopla novas valências, nomeadamente um espaço amplo, com novos revestimentos no pavimento interior, melhores acessibilidades, com uma instalação sanitária para mobilidade reduzida, pinturas interiores e exteriores, equipamentos para crianças, arranjos exteriores com novas vedações, churrasqueira e mobiliário urbano.
O valor total do investimento ronda os cerca de 150 mil euros. O projeto foi elaborado pelo gabinete técnico da Câmara, sendo o Arquiteto Renato Moura e a fiscalização realizada pelo Arquiteto João Alves. O empreiteiro geral da obra foi a Jorgilha, empresa local.
Em homenagem a Maria Clementina da Silveira, carinhosamente conhecida por Tia Pedrosa, auxiliar de ação educativa que dedicou toda a sua vida a cuidar de gerações de alunos que passaram pela Escola Primária dos Biscoitos. O nome atribuído ao centro reconhece o seu contributo inestimável para a comunidade, marcado pelo carinho, dedicação e espírito intergeracional que pautaram a sua vida e o seu serviço.
O Centro Intergeracional da Pedrosa foi pensado para promover a convivência e cooperação entre diferentes gerações — desde crianças até idosos –, criando oportunidades de partilha, aprendizagem e apoio mútuo, mas também irá servir a comunidade como um espaço para todos. O edifício também dispõe de condições para ser utilizado como um espaço para albergar famílias no caso de existir uma catástrofe natural.
Com este investimento, a autarquia reforça o seu compromisso em valorizar o património municipal e a memória coletiva, fomentando a ligação entre gerações, preservando o legado de Tia Pedrosa e projetando-o no futuro da comunidade.
CMC/RÁDIOILHÉU






