Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, exibe mapas de leitura noturna de 1951/52
A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove durante o mês de junho a divulgação de mais um “Documento do mês”.
O documento divulgado este mês relaciona-se com o “Resumo estatístico dos mapas mensais do movimento de leitura noturna do Arquivo de Angra do Heroísmo durante os meses de novembro e dezembro de 1951 e janeiro a junho de 1952”, enviado pelo seu diretor, Manuel Coelho Baptista de Lima, à Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo, a 27 de agosto de 1952.
Segundo estes mapas, a percentagem de leitores, relativamente ao número de habitantes, era a mais elevada registada no país entre as instituições congéneres das quais se conhecem dados estatísticos.
No mesmo resumo destaca-se também a leitura noturna do Arquivo Distrital, que apresenta uma notável superioridade sobre a leitura geral dos Arquivos Distritais do Porto, de Viseu, do Funchal, de Portalegre e da Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Ponta Delgada.
Este documento, que está à guarda do Arquivo de Angra do Heroísmo, é um dos muitos que pertence ao Fundo Documental da Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo, órgão da administração pública portuguesa, de natureza distrital, com competências alargadas nas áreas da instrução pública, fomento industrial e agrícola e das obras públicas, criado em 1832 e extinto 143 anos depois, mais precisamente em 1975.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.
FONTE: GaCS/DRC