LOCAL

Auxiliada embarcação com avaria no motor ao largo da ilha de S. Jorge nos Açores

234views

Um veleiro de bandeira sueca que se encontrava ao largo da ilha de S. Jorge, nos Açores, foi ontem auxiliado após ter tido uma avaria no motor, tendo a bordo os dois tripulantes do veleiro e quatro náufragos que alegadamente haviam sido recolhidos de uma balsa onde seguiam há três semanas, a cerca de 700 milhas (aproximadamente 1296 quilómetros) das ilhas Canárias.

O alerta foi recebido pela autoridade portuária do Porto das Velas, pelas 07h30, através do skipper do veleiro, a informar que precisava de apoio devido a uma avaria no motor e a informar que tinha a bordo quatro náufragos, dois de nacionalidade senegalesa, um de nacionalidade cabo-verdiana, e um de nacionalidade guineense.

Recebida a informação, o Comando-local da Polícia Marítima da Horta deslocou-se para o local, juntamente com uma embarcação da autoridade portuária que rebocou o veleiro até ao fundeadouro do Porto das Velas, tendo a Polícia Marítima acompanhado e auxiliado na operação.

Foi contactado o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), por se tratarem de cidadãos estrangeiros, e uma equipa médica que avaliou o estado de saúde e efetuou um teste de rastreio à COVID-19 às seis pessoas.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tomou conta da ocorrência no local, por se tratarem de cidadãos de nacionalidade estrangeira.

AMN/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.