AGENDA

ATUALIDADE | Viola da Terra e Viola Amarantina já ensaiam para encontro musical histórico

369views

A 12.ª edição do Festival “Violas do Atlântico”, promovido pela Associação de Juventude Viola da Terra desde 2011, recebe pela primeira vez a Viola Amarantina: uma Viola de Arame Portuguesa conhecida, como a Viola da Terra, pelos seus 2 Corações no tampo harmónico.

Já estão em ensaios, no Conservatório Regional de Ponta Delgada, os músicos Ricardo Fonseca, na Viola Amarantina, e Rafael Carvalho, com a Viola da Terra, para preparar 2 concertos muito especiais e inéditos, na história das nossas Violas de Arame.

A 13 de Julho, pelas 21:00, no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente e, depois, a 14 de Julho, pelas 18:00, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, os dois músicos apresentarão estas duas Violas, em momentos a solo, para demonstrar a sua sonoridade e técnicas de execução, mas, também, estão já a preparar pelo menos 5 ou 6 modas, tradicionais e originais, para apresentarem em duo, comprovando a complementaridade musical das nossas Violas e, ao mesmo tempo, a sua versatilidade.

É este o mote destas 12 edições consecutivas do Festival, que já trouxe aos Açores a Viola de Arame Madeirense, Viola Caipira do Brasil, Viola Braguesa, Viola Toeira, Viola Campaniça, Viola Beiroa e, agora, a Viola Amarantina. Também já trouxe a nossa Viola de Dois Corações, com o “toque rasgado”, característico da Ilha do Pico (e não só), e, nas últimas duas edições (a primeira online e a segunda presencial) a Viola de 15 cordas, conhecida como “Viola Terceirense”.

Desde 2011 que o Festival tem promovido concertos em duo, quase sempre inéditos, em que a nossa Viola da Terra é a anfitriã, no sentido de valorizar e dar a conhecer as nossas Violas de Arame, respeitando sempre o passado, mas, também, dando a conhecer o enorme trabalho de recuperação e revitalização que se vive na actualidade.

Viola Amarantina e Viola da Terra encontram-se, assim, pela primeira vez, para um evento desta natureza. Os dois eventos são de entrada livre.

VT/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.