
O videoclipe “Cais do Abraço”, da autoria do músico Açoriano Rafael Carvalho, estreia online na próxima sexta-feira, dia 23 de Janeiro, pelas 18h, no canal de youtube da Palco de Ilusões, assinalando o início de um trabalho em 2026 dedicado à valorização da música tradicional Açoriana e da Viola da Terra, um dos instrumentos mais emblemáticos do arquipélago.
“Cais do Abraço” recebe o seu nome inspirado no livro de poesia de Virgílio Vieira e no Poema “Barco”, que encerra aquela obra, tendo a música sido editada em 2025 no 10.º álbum a solo de Rafael Carvalho intitulado “A Teia da Viola”.
Na temática do cais da partida e da chegada e inspirado em “Os Emigrantes” de Domingos Rebêlo, o videoclipe retrata essa realidade muito Açoriana da partida e dos abraços, lágrimas e sentimentos de tristeza que espelham a vivência passada no nosso Arquipélago, tendo a icónica pintura por referência mas desenvolvendo a narrativa com a introdução de elementos com recurso a novas tecnologias.
A Palco de Ilusões propôs e produziu este trabalho que conta com Zeca Medeiros a interpretar o poema “Barco”, com Rafael Carvalho na Viola da Terra e com um arranjo e gravação para ensemble de Cordas da Catarina Raposo.
As gravações decorreram em Novembro, no núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, e após a cedência dos direitos para a utilização da imagem de “Os Emigrantes” pelos herdeiros da obra, na pessoa de Jorge Rebêlo.
A estreia do videoclipe “Cais do Abraço” marca o arranque da promoção de Viola da Terra em 2026, que conta com mais iniciativas a divulgar brevemente, ficará disponível no canal de YouTube da Palco de Ilusões (youtube.com/palcodeilusoes) e será partilhado ainda em facebook.com/palcodeilusoes e facebook.com/RafaelCarvalhoAcores.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail palcodeilusoes@acores.net ou no canal youtube.com/palcodeilusoes. Outros projectos da produtora Palco de Ilusões podem ser consultados em www.palcodeilusoes.com.
Este projecto contou com o apoio do Governo Regional dos Açores e da Câmara Municipal de Ponta Delgada e tendo como parceiro o Museu Carlos Machado.
VTAJ/RÁDIOILHÉU






