SÃO JORGE

ATUALIDADE | Vereadores do PS alertam para falta de recursos humanos nos CTT no Concelho da Calheta 

135views

A Câmara Municipal da Calheta aprovou por unanimidade, na reunião realizada a 15 de janeiro de 2026, um Voto de Protesto apresentado pelos Vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal da Calheta, Dário Ambrósio e Carlos Brasil, relativo aos constrangimentos persistentes no serviço postal no concelho da Calheta, resultantes da insuficiência de recursos humanos e operacionais.

O Voto de Protesto chama a atenção para os atrasos frequentes e significativos na entrega de correspondência e encomendas, situação que tem causado sérios prejuízos aos munícipes, às instituições públicas e privadas, comprometendo o cumprimento de prazos legais, o acesso atempado a informação relevante e o normal funcionamento da atividade económica e social do concelho, afetando de forma particularmente gravosa a população mais idosa.

Os Vereadores do Partido Socialista sublinham que o serviço postal constitui um serviço público essencial, considerando inaceitável a manutenção de uma realidade que decorre de opções de gestão que não têm assegurado o investimento necessário em recursos humanos e meios operacionais adequados às necessidades do concelho da Calheta.

O Voto aprovado atribui especial destaque ao empenho, profissionalismo e elevado sentido de missão dos trabalhadores dos CTT no concelho da Calheta, reconhecendo o esforço diário que têm desenvolvido para minimizar os impactos da falta de pessoal e de meios. A este propósito, os Vereadores do PS afirmam que “este Voto de Protesto não é contra os trabalhadores dos CTT, que têm demonstrado grande dedicação, mas sim contra a falta de investimento e de recursos humanos que está a prejudicar gravemente a população do concelho da Calheta”, deixando claro que as responsabilidades pelos constrangimentos verificados não podem nem devem ser imputadas aos funcionários locais, mas sim às decisões de gestão que têm desvalorizado o reforço do serviço.

Com a apresentação deste Voto de Protesto, os Vereadores do PS reafirmam a necessidade de medidas urgentes e estruturais, capazes de assegurar um serviço postal regular, eficiente e digno, compatível com as necessidades da população e com a coesão social e territorial do concelho.

PS/SJZ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.